21 de junho de 2024

Academia Jovem Concertante faz show gratuito em São João del Rei

Academia Jovem Concertante faz

Orquestra vai se apresentar dia 13/06, no Teatro Municipal.

O Teatro Municipal de São João del Rei recebe, no próximo dia 13 de junho, às 19h, o concerto da Academia Jovem Concertante, que está em sua 25ª edição. Esta é a única Orquestra Itinerante Brasileira que profissionaliza músicos de norte a sul do país. Em seus 12 anos de atividade já recebeu mais de 1000 músicos e funciona como um laboratório de treinamento de alta performance da música sinfônica, lapidando o talento destes jovens.

Idealizada pela renomada pianista mineira Simone Leitão, as apresentações da Academia Jovem Concertante também são uma oportunidade para estes artistas ganharem visibilidade. Os músicos recebem bolsas para participarem da imersão e pelas apresentações. Todas as despesas são pagas pelo projeto. É, por fim, uma iniciativa que busca abrir as portas do mercado para jovens artistas e ampliar o alcance da música clássica.

“É uma experiência rica pois estes jovens vão amadurecendo profissionalmente e trocando experiências. Os participantes também contam com todo o suporte técnico para que estejam preparados para encarar novos desafios profissionais. Muitas vezes é o pontapé que faltava para suas carreiras avançarem. Vemos ex-alunos nossos que hoje estão empregados em grandes orquestras do Brasil e também no exterior”, comenta a pianista Simone Leitão (foto ao lado).

Em São João del Rei a Orquestra da Academia Jovem Concertante vai apresentar um repertório apaixonante com a monumental Sinfonia nº 2 em Ré Maior do alemão Johannes Brahms, o Concerto para piano e orquestra em Lá menor do norueguês Edvard Grieg – com a pianista e diretora artística Simone Leitão, e a obra “Da Terra” – com a ilustre presença da própria compositora paraense Cibelle Donza. A regência é do maestro Daniel Guedes. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados clicando neste link.

Fonte e fotos: AJC