Viver Tiradentes Blog Vai Rolar No Dia Nacional da Cachaça, IMA reforça campanha pela legalização da bebida

No Dia Nacional da Cachaça, IMA reforça campanha pela legalização da bebida

Minas Gerais é o segundo maior produtor de cachaça do país.

Hoje, 13 de setembro, é o Dia Nacional da Cachaça, e Minas Gerais é o berço da cachaça de alambique e concentra o maior número de cachaçarias registradas no país: são mais de 600 atualmente. As informações são do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.

Aqui em Tiradentes o setor vem crescendo rapidamente, inclusive na legalização das cachaçarias, conforme informa dois técnicos daquele órgão e representantes do projeto “O legal merece um brinde”, que promove a regularização do setor em Minas, Carolina Almeida e Braz Henilson Machado.

Eles explicam que o fortalecimento da cadeia produtiva no território mineiro começou em 2019, quando o IMA passou a atuar na fiscalização da bebida a partir de uma delegação de competências do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada em 2018.

“Na época, o estado contava com 183 estabelecimentos registrados e, com a intensificação das ações fiscais, o número saltou para 251, já no primeiro ano de atuação do instituto”, lembra Carolina.

“Em 2023, a fiscalização direta pelo IMA foi encerrada pelo Mapa, mas o trabalho de valorização e regularização da bebida seguiu com o projeto “O Legal Merece um Brinde”, que ampliou ações de conscientização e capacitação em todo o estado”, completa Braz.

Por meio de ações que combinam educação, fiscalização e comunicação estratégica, o projeto já impactou diretamente produtores, comerciantes e consumidores em todo o estado, alcançando milhões de pessoas com informação, conscientização e inspiração, além de estimular o aumento no número de alambiques regularizados.

No perfil do instagram @vivertiradentes você assiste à entrevista com Carolina e Braz.

Sair da versão mobile