Foram oferecidas 445 vagas em 12 ações sobre o fazer cinematográfico.
Uma das atividades da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes que atraem grande público são as oficinas, lab e masterclasses. Nesta edição foram oferecidas mais de 445 vagas distribuídas em 12 ações que apresentaram diversas abordagens da linguagem e fazer cinematográfico – voltadas para crianças, jovens e adultos.
Neste último fim de semana da Mostra, foram realizados três masterclasses encerrando o Programa de Formação Audiovisual da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes: “O Conceito Gonçalves, a Direção de Arte e a Arte Preta”, com Alda Gonçalves, gerente de Arte nos Estúdios Globo e filha do ator Milton Gonçalves, ocorrido na tarde de sexta-feira (27); “Em Busca de um Personagem”, com a premiada autora Rosane Svartman, realizado também no período da tarde de sábado (28); e “Estrutura para séries”, com Pedro Riguetti, no mesmo dia. Todas as atividades foram gratuitas (mediante inscrição prévia).
Outro destaque foram as ações voltadas para as crianças e adolescentes, de 11 a 15 anos, que participaram da oficina Cinema, Artes Plásticas e Coletividade, com Dani Penna, que resultou numa instalação urbana progressiva na praça da cidade. Interpretação e Jogos Teatrais, ministrada por Eliane Abreu, também voltada para o público jovem, de 12 a 17 anos, buscou despertar a presença do ator e desenvolver autonomia e criatividade cênica. E o ator Guga Coelho instrutor da oficina Iniciação Audiovisual – Criando Futuros Artistas ofereceu aos jovens, de 12 a 17 anos, uma oportunidade de conhecer o universo audiovisual e todas as áreas que são necessárias para a criação de um filme.
Fonte: Universo Produção | Fotos Leo Lara e Jackson Romanelli/Universo Produção