O belo imóvel está situado na localidade de Águas Santas, junto à Serra de São José.
Em Tiradentes o compromisso com o patrimônio histórico e arquitetônico pode ser visto em toda a parte. A prefeitura mantém uma linha de trabalho voltada para a manutenção desse acervo beneficiando diretamente a população e o turismo no município. Entre outras realizações neste sentido, está em fase final de restauração a aconchegante e bela Capela de São José, situada na localidade de Águas Santas, junto à Serra de São José.
Conforme informa o historiador Olinto Rodrigues Santos Filho, a Capela de São José “era uma ermida particular, construída pelo Sr. João Barreto e sua esposa Maria do Carmo Rodrigues Barreto, uma família simples e muito católica. Dona Maria do Carmo com sua fé e devoção a São José e através de esmolas angariadas, construiu em sua residência uma pequena Capela atribuída a São José.” A data de sua construção, porém, é desconhecida, mas há documentos relacionados à ela que sugerem sua existência já em 1905, aponta aquele historiador.
Sobre Águas Santas
O povoado de Águas Santas surgiu de uma fazenda e da casa de agregados com o antigo nome de Rio das Pedras. Em meados do século XIX identificou-se que a nascente de águas no sopé da Serra de São José era medicinal.
Fotos: Prefeitura Tiradentes