Viver Tiradentes Blog Serviços 12º Festival de Fotografia de Tiradentes está repleto de atrações

12º Festival de Fotografia de Tiradentes está repleto de atrações

TIRADENTES, MG, BRA. 15 de marco de 2012. FOTO EM PAUTA - FESTIVAL Abertura da exposicao do fotografo Mauricio Lima. Foto: RODRIGO LIMA / NITRO

Evento, que acontece de 15 a 19 de março, retorna para a tradicional praça Largo das Forras.

A 12ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta – volta a ocupar o Largo das Forras – tradicional praça da cidade, entre os dias 15 e 19 de março. Com uma programação dedicada à arte e cultura, a cidade será palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Reafirmando seu compromisso com a qualidade da programação, o festival proporciona ao público ricas experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira. A expectativa é de que o público tenha acesso gratuito a obras de mais de 500 artistas. A edição conta com mecanismos da Lei federal e estadual de incentivo à cultura e é patrocinado pelas empresas Cemig, Itaú e CBMM.

De acordo com Eugênio Sávio, idealizador e organizador do festival, a programação do evento contempla todos os públicos. “A fotografia segue como uma linguagem contemporânea, cada vez mais presente na vida das pessoas. Nossa programação não é apenas para profissionais da fotografia, mas sim para quem gosta de imagens, arte e cultura. É um encontro democrático com uma programação bem diversa”, afirma.

Programação gratuita com oficinas, exposições e fotolivros

A principal exposição do festival é Outros Outros, curadoria de Pedro David e João Castilho que reflete a questão da fotografia ir ao encontro do “Outro”. O evento também destaca o projeto Moradores, iniciado em Tiradentes há 10 anos, que retorna à cidade com o desafio de reencontrar os moradores que participaram da primeira edição. Vale destacar que o projeto foi o grande vencedor do prêmio Rodrigo Melo Franco 2022 – a maior premiação do país no que se refere a ações, projetos e programas voltados para o fomento, preservação e a salvaguarda do Patrimônio Cultural do Brasil.

No Centro Cultural Yves Alves serão realizadas quinze palestras, com destaque para a participação da fotojornalista argentina Gisela Viola; do fotógrafo indígena Edgard Kanaykó e de um grupo de fotógrafos brasileiros que trabalharam na Copa do Mundo do Catar.

O músico e diretor de projetos da Orquestra Petrobras Sinfônica e coordenador do Festival Musimagem, Marcos Souza, será instrutor de duas oficinas sobre trilhas sonoras. Ainda na programação, o público poderá participar das oficinas “Brincando com a luz”, com Ana Angélica Costa, Miguel Chikaoka e Nado Rohrmann. Já no projeto Janela Mágica, o participante terá a oportunidade de vivenciar a imagem projetada dentro de uma câmara escura gigante, conhecer o processo Pinhole e observar uma revelação analógica da fotografia em preto e branco. Haverá ainda KOMBInacomFoto, um projeto itinerante que transforma uma Kombi em sala de aula, base e locomoção e utiliza a fotografia como instrumento para despertar consciência ambiental, social e cultural sobre questões cotidianas. Esse projeto estará presente em todas as escolas da cidade na semana do festival.

Mais de 30 livros serão lançados durante o festival com a presença dos autores. Em destaque, Fuga (Marcio Scavone); A Fotografia Popular por Ela Mesma (edição do Sesc Rio), Há Tempos (Flavio Edreira), entre outros. Confira a programação completa no site.

Fonte: Rede Comunicação | Foto: Rodrigo Lima/Nitro – Divulgação

Sair da versão mobile