Viver Tiradentes Blog Vai Rolar 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai exibir 137 filmes

29ª Mostra de Cinema de Tiradentes vai exibir 137 filmes

29ª Mostra de Cinema
Todos serão em pré-estreia e oriundos de 23 estados brasileiros.

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro de 23 a 31 de janeiro de 2026 com programação inteiramente gratuita. São 137 filmes em pré-estreia, de 23 estados, distribuídos em mostras temáticas e competitivas. A obras vêm do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Amapá, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Mato Grosso e Alagoas.

Com o tema “Soberania Imaginativa”, a Mostra propõe um olhar sobre a invenção como gesto central do cinema nacional hoje, valorizando a autonomia criativa e a diversidade de vozes e territórios. A edição homenageia a atriz, roteirista e diretora Karine Teles, traz sessões especiais, como a abertura com um filme inédito de Julio Bressane, e fortalece o diálogo entre cinema, pensamento crítico, formação e mercado, com seminários, fóruns e atividades do Brasil CineMundi.

A Mostra competitiva Olhos Livres, desenvolvida por realizadores com circulação em festivais, traz os os filmes “Meu Tio da Câmera” (Bernard Lessa, ES), “Tannhäuser” (Vinícius Romero, SP), “Anistia 79” (Anita Leandro, RJ), “As Florestas da Noite” (Priscyla Bettim e Renato Coelho, SP), “O Enigma de S.” (Gustavo de Mattos Jahn, RJ), “Ao Sabor das Cinzas” (Taciano Valério, PE) e “Amante Difícil” (João Pedro Faro, RJ).

Já a também competitiva Mostra Aurora segue dedicada exclusivamente a primeiros longas-metragens. Ela é composta pelos filmes “Vulgo Jenny” (Viviane Goulart, GO), “Sabes de Mim, Agora Esqueça” (Denise Vieira, DF), “Politiktok” (Álvaro Andrade, BA), “A Voz da Virgem” (Pedro Almeida, RJ), “Para os Guardados” (Desali e Rafael Rocha, MG) e “Obeso Mórbido” (Diego Bauer, AM).

A sessão de abertura acontece na noite de 23 de janeiro, no Cine-Tenda, com a exibição inédita do filme “O Fantasma da Ópera”, curta-metragem de Julio Bressane e Rodrigo Lima. Com 25 minutos de duração, o filme foi construído a partir de imagens captadas durante os intervalos de filmagem do longa-metragem inédito “Pitico”, estrelado por Paulo Betti. Embora dialogue com a tradição do making of, o curta se desloca para uma reflexão especulativa sobre a própria construção da imagem cinematográfica — traço central da estética de Bressane e de seu fascínio pela metalinguagem do processo de criação.

Ao longo de nove dias, a programação da Mostra reúne realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa e inteiramente gratuita, que articula exibições, debates, encontros formativos e atividades de mercado.

Fonte: Universo Produção | Foto: Arquivo

Sair da versão mobile