23 de novembro de 2024

Chorinho, samba, blocos e Wilson Sideral atraem multidão em Tiradentes

Domingo de Carnaval chegou ao fim com o desfile do bloco Ver-Te-Cana que arrastou milhares de pessoas.

O domingo de Carnaval em Tiradentes foi um desses dias que a gente não vai esquecer. Acostumada a viver momentos antológicos em seu Carnaval, ontem foi mais um a entrar para a história da cidade. As milhares de pessoas que tomaram conta das ruas e praças se divertiram em clima de tranquilidade e muita alegria com os vários shows que aconteceram durante todo o dia e com os blocos de Tiradentes. Uma festa bonita de se ver e só quem vivencia estes momentos pode mensurar o tamanho desta emoção.

Para começar o dia, o Largo das Forras foi palco do show do grupo de Chorinho e de Samba “Quinto Dia Útil”, organizado pela flautista Salomé Viegas e com a voz de Isis Ferreira (foto acima). Com a praça lotada, todo mundo cantou e dançou muito até o último acorde, deixando o público com aquela sensação de que a apresentação poderia ter sido maior. Logo depois de uma curta pausa para o acerto do som a galera só fez continuar no clima carnavalesco. Isto porque o grupo tiradentino Uai Samba tocou até o final da tarde os sucessos mais atuais deste ritmo contagiante. O sol – que finalmente apareceu por inteiro – ajudou a completar o cenário de uma típica tarde de carnaval.

E quando faltava poucos minutos para as 19h, o cantor e compositor Wilson Sideral entrou no palco da Tenda da Rodoviária para um show que esbanjou energia, animação e muita música boa. O espaço ficou lotado, inclusive, com muita gente nas imediações testemunhando uma apresentação mágica do artista mineiro que, para usar um termo na moda, “entregou tudo”, verdadeiramente. Sideral trouxe para Tiradentes um repertório eclético, com canções que foram sucesso na voz de outros artistas, uma banda de alto nível e muito “gás”. Todos estes ingredientes misturados resultaram em uma espécie de apoteose em cerca de duas horas de um show inesquecível.

O show de Sideral mal tinha acabado e a Rua Direita – onde o Bloco Ver-Te-Cana começava sua concentração – recebia um grande público que, com o passar do tempo, se multiplicou e tomou toda a extensão daquela via pública. Era tanta gente que ficou quase impossível andar de um lugar ao outro no meio da multidão. Quando o bloco resolveu sair – e durante todo o seu trajeto – progredia com dificuldade rumo ao Largo das Forras, afinal era preciso encontrar espaço para passar. Com uma bateria poderosa e um conjunto de sopro muito bem sincronizados, o público se esbaldou com aquela agremiação fundada em 1986 e que até este domingo de Carnaval conseguiu reunir o maior número de foliões.

Alegria e irreverência também marcaram presença neste domingo com o Bloco Secos & Molhados. O desfile aconteceu no começo da tarde e trouxe um caminhão pipa à frente que refrescava os foliões com um jato dágua. Não só os que seguiam o bloco, mas muita gente foi pega desprevenida e se molhou. Mas nada que atrapalhasse a festa bonita que ele proporcionou ao público e que terminou por volta das 16 horas no Largo das Forras. O domingo teve ainda show com a Banda JPG, apresentação do DJ KK Neves, o samba rock do Batuquelê e Bat-Caverna que encerrou a noite às 3 horas desta segunda-feira.

O Carnaval Cultural de Tiradentes é realizado pela Pulsar Brasil e Prefeitura de Tiradentes através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Tambasa Atacadistas.

Veja as fotos na galeria abaixo e acompanhe em tempo real o que acontece no Carnaval de Tiradentes no perfil do site no Instagram (@vivertiradentes) e compartilhe com os amigos.