As inscrições estão abertas para este que é o maior festival de música do Brasil.
Com a novidade de ter a cidade de Tiradentes na abertura do evento o 53º Festival Nacional da Canção acaba de abrir as inscrições. A cidade, que recentemente foi considerada um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil, vai abrir este grande evento da música brasileira nos dias 28 e 29 de julho. Compositores de todo o Brasil e do exterior poderão concorrer a mais de R$210 mil em prêmios e ao cobiçado troféu Lamartine Babo.
– Trata-se de uma cidade (Tiradentes) que respira cultura, arte e poesia, uma combinação perfeita nesta parceria inédita e que promete ser inesquecível”, diz o fundador do festival, Gleizer Naves, que continua: “O desejo desta parceria entre o Festival Nacional da Canção e a cidade de Tiradentes era um sonho antigo à espera de uma oportunidade de ser realizado”, conclui. O Secretário de Turismo e Cultura de Tiradentes, Sérvulo Matias Filho comenta a chegada deste evento à cidade. “Abrir um festival de tamanha relevância para o Brasil que, há décadas, faz esse trabalho de divulgação de novos talentos é muito importante, é fundamental”, afirma.
As apresentações serão presenciais, mas quem mora distante ou fora do Brasil pode participar de forma on-line. Compositores e intérpretes de todo o mundo podem participar, desde que cantem em português. Afinal, este é um festival sem fronteiras. Das músicas inscritas 120 serão selecionadas para as etapas classificatórias. Logo depois de passar por Tiradentes o evento segue para Perdões (dias 4 e 5 de agosto); Coqueiral (11 e 12 de agosto); Três Pontas (18 e 19/8); Nepomuceno (25 e 26/8); Elói Mendes (1º e 2/9). As semifinais e final acontecerão, em Boa Esperança nos dias 7,8 e 9 de setembro.
As inscrições podem ser feitas pelo site até o dia 24 de junho. Mais informações sobre o evento e o regulamento completo estão disponíveis no mesmo site.
Sobre o Fenac
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos grandes festivais da televisão brasileira e, desde então, acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para cidades mineiras. E, neste ano, não será diferente, muita música de qualidade e grandes talentos estão sendo esperados no festival que vai entregar cerca de R$ 200 mil em prêmios e o troféu Lamartine Babo para o vencedor. Durante os dois primeiros anos da pandemia, o festival se reinventou realizando edições on-line. A grande festa da música brasileira voltou com tudo em 2022. Milhares de pessoas lotaram as praças para acompanhar as apresentações musicais e culturais.
Fonte e fotos: Festival Nacional da Canção