23 de outubro de 2024

Tiradentes comemora seu filho mais ilustre com extensa programação

Diversas autoridades participaram da solenidade oficial no Largo do Sol.

O dia 21 de abril é a data mais importante para o município de Tiradentes, lugar onde nasceu o Mártir da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier. A cidade, como ocorre todos os anos, preparou uma extensa programação especial para este dia que contou com autoridades municipais e do governo de Minas, como deputados, secretários de governo e do governador Romeu Zema, que veio encerrar as comemorações desta data que este ano aconteceu em conjunto com Ouro Preto.

Pela manhã, às 10h, aconteceu a solenidade cívica no Largo do Sol, em comemoração aos 231 anos da morte de Tiradentes. Aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda da 11º Batalhão de Infantaria de Montanha e o hasteamento das bandeiras nacional, do município e de todos os estados da federação. No palanque oficial, estavam o prefeito Nilzio Barbosa, o vice, Reinaldo Noronha, a presidente da Câmara Municipal de Tiradentes, Luciana Cristina de Paiva Oliveira, secretários e vereadores, além da Secretária Adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, os deputados federais Delegada Ione e Doutor Frederico, além do deputado estadual Dr. Wilson Batista.

Logo em seguida foi feita a colocação de uma coroa de flores ao monumento Alferes Tiradentes pelo prefeito Nilzio e o vice, Reinaldo, além de convidados. Depois, a equipe Tirarunners trouxe o “Fogo Simbólico” que foi entregue a Nilzio Barbosa para acender a “Pira da Liberdade”. O grupo de Teatro Entre & Vista proporcionou um dos momentos mais lúdicos do evento com a declamação e encenação da poesia “Trechos do Romanceiros da Inconfidência”, de Cecília Meireles.

Com apenas um pronunciamento oficial, de Rogério Paiva, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT – ele fez um relato em detalhes da biografia de Joaquim José da Silva Xavier. A Banda Salesiano Meninos e Meninas de Dom Bosco fez uma apresentação em desfile que contou com a presença de todas as escolas municipais e da estadual Basílio da Gama, que acaba de completar 100 anos. A solenidade terminou com o desfile do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, sendo muito aplaudido pelo público.

Veja na galeria abaixo as fotos da solenidade.