Obras retratam o protagonismo feminino nos mais diversos contextos.
Você tem até o dia 17 de maio para visitar e curtir a exposição “Mulheres do Mundo”, que está aberta na Galeria Padre Toledo, no Centro Cultural Yves, em Tiradentes/MG. As obras ali expostas são da artista plástica diamantinense Gracíola Rodrigues. Pautada no protagonismo feminino, a mostra retrata as mulheres nos mais diversos contextos, de indígenas a mulçumanas, de jornalistas a cineastas.
A obra da artista vai da abordagem poética à crítica ao silenciamento que é imposto às mulheres nas diferentes culturas. Tendo intensa ligação com a música, principalmente por tal arte ser cultivada em sua família, sua obra também retrata elementos de tal área. Como Gracíola conta: “Eu cresci vendo a banda passar”.
Com referência ao estilo cubista, como Pablo Picasso e Portinari, a série se baseia em técnicas como pastel seco e pastel oleoso sobre jornal, colagem e acrílica sobre tela. A artista também se inspira no universo artístico da brasileira Tarsila do Amaral, um dos principais nomes do Movimento Modernista.
Formada em Artes Visuais na Escola Guignard, Gracíola é multiartista, atuando como escultora, musicista e professora. É a primeira vez que expõe na cidade, e conta que este ineditismo enriqueceu sua criatividade e abriu caminho para a inspiração. “Caminhando pela cidade, percebi que estou mais rica de ideias, de cultura e com os horizontes mais amplos”, destaca.
A exposição, além de ser uma oportunidade para conhecer o trabalho da artista e se encantar com o universo feminino de suas obras, abre a possibilidade de participar de uma oficina de pintura bem legal para o público feminino, que vai acontecer ao final da mostra.
Texto e fotos: Thais Andressa