24 de outubro de 2024

Começa a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes que vai exibir 145 filmes

Começa a 27ª Mostra

Solenidade de abertura encanta, emociona e arrebata o público.

Emoção. Esta palavra define a noite de abertura da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu nesta sexta-feira, 19 de janeiro, no espaço Cine Tenda, montado majestosamente no Largo da Rodoviária. Completamente tomado pelo público, o evento foi permeado pela performance audiovisual concebida por Raquel Hallack e Chico de Paula, que também assina a direção e garantiu o nível emocional lá em cima. O espetáculo contou com a participação especial de Augusto Rennó (guitarrista), Fê Linz (DJ), João Viana (multi-instrumentista), Laís Lacôrte (atriz, cantora e compositora), Lira Ribas (atriz), Marcus Vianna (compositor e multi-instrumentista), Robert Frank (multi-artista).

Outro momento de muita emoção foi a homenagem feita ao cineasta André Novais Oliveira e à atriz Bárbara Colen (foto acima) que receberam o Troféu Barroco, anualmente outorgado a dois nomes de destaque do Cinema Brasileiro Contemporâneo. Bárbara, durante seu agradecimento, lembrou alguns momentos marcantes de sua carreira, o apoio da família e os desafios da profissão. As lágrimas que escorreram de sua face ao final, confirmaram que a dedicação e o esforço ao longo da carreira são os ingredientes principais para alcançar o sucesso. André, também emocionado, disse jamais ter imaginado estar naquele palco recebendo um prêmio. “Um jovem pobre de favela como eu não poderia imaginar isso”, disse.

Em um discurso potente e revelador, Raquel Hallack (foto acima) fez a emoção aumentar significativamente ao contar um pouco da história desses 27 anos de Mostra de Cinema. “Entre muitos outros fatores, a coragem nos trouxe até aqui. É quase inacreditável”, afirmou com a voz embargada e uma pausa longa preenchida por muitos aplausos. Ela também revelou números grandiosos que falam muito sobre o tamanho e o sucesso dessa mostra. “São 2.500 empregos diretos e indiretos, 145 filmes, 9 dias de evento, 160 convidados e 52 debates e rodas de conversa, entre outros”, detalhou a diretora da Mostra e da Universo Produção, empresa responsável por realizar esta festa do cinema nacional.

A programação de abertura ainda reservou mais emoção ao público, em uma homenagem ao município de Tiradentes que naquele dia comemorava seus 306 anos. O prefeito Nilzio Barbosa, ao lado de autoridades como o Procurador Geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Júnior e do Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo, além de representantes das empresas patrocinadoras e demais autoridades, cantaram o “parabéns pra você” e apagaram a vela do bolo cenográfico. Ele que está no seu quinto mandato à frente do município, lembrou que desses 27 anos de história da Mostra Tiradentes, em vinte deles, “tive o privilégio de conviver com a Raquel e sua equipe. E foi muito produtivo,” garantiu. “Agora, porém, chegou a hora de encerrar este ciclo porque estou deixando a vida pública”, disse, agradecendo o apoio e a parceria ao longo desses anos

.

A noite que contou com a apresentação da Orquestra e Banda Ramalho, do show do mestre Marcus Vianna (fundador do grupo Sagrado Coração da Terra), cuja música reflete suas ações como ambientalista, e com a exibição – em pré-estreia nacional – dos filmes de André Novais de Oliveira “Quando Aqui” e “Roubar um Plano”, este último em parceria com Lincoln Péricles, a emoção, este ingrediente indispensável ao Cinema, foi a personagem principal, e estará presente em todos os dias desta Mostra, inclusive na tarde deste sábado, 20, quando o Cortejo da Arte promete encantar o público nas ruas da cidade.

Acompanhe a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes no nosso Instagram (@vivertiradentes)

Veja fotos abaixo.