Evento já se tornou uma das marcas da Mostra de Cinema na cidade.
O Cortejo da Arte – uma das atrações mais aguardadas da Mostra de Cinema de Tiradentes – aconteceu na tarde deste sábado, 20 de janeiro, e, como de costume, encantou o público que acompanhou todo o seu trajeto. Saindo da Rua Direita, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguiu até o Largo das Forras, com uma grande variação de ritmos, cores e aquela animação contagiante, marcas deste evento.
Com a Orquestra e Banda Ramalho à frente, tocando seu dobrados, o cortejo seguiu com a percussão do grupo Babadan. A novidade veio de Ouro Preto, com a Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia, uma agremiação religiosa da cultura popular que existe há 15 anos e conta atualmente com 25 integrantes. Fechando o Cortejo, a presença contagiante da Batucada das Minas, grupo de percussão idealizado e formado em Tiradentes, exclusivamente por mulheres e que está presente nos principais eventos da cidade.
Ao final do Cortejo, todos se reuniram no Largo da Forras para o encerramento com a presença da direção da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes e autoridades municipais como o prefeito Nilzio Barbosa, o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Sérvulo Matias Filho, o superintendente de Turismo, Guilherme Pinto Carvalho, patrocinadores da Mostra de Cinema e artistas. A festa terminou após um animado “parabéns pra você” para a cidade de Tiradentes, que comemorou 306 anos na última sexta-feira. Teve bolo cenográfico com vela alusiva à data que foi apagada pelas autoridades.
Veja alguns momentos especiais do Cortejo abaixo.