18 de dezembro de 2024

Instituto Rouanet recebe exposição do artista Thi Rohrmann

Exposição celebra a trajetória do renomado artista mineiro em Tiradentes.

O Instituto Rouanet convida para a exposição “Thi Rohrmann: a arte é minha religião”, uma imersão na rica trajetória criativa de um dos grandes nomes da arte contemporânea de Minas Gerais, falecido em 2019. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 20 de dezembro de 2024, na sede do Instituto Rouanet no Centro
Histórico de Tiradentes, oferecendo uma oportunidade inédita de contemplar obras expostas ao público pela primeira vez.

Formado em Artes Plásticas pela Fundação Escola Guignard (1981-1985), onde foi aluno de mestres como Amílcar de Castro, Thi Rohrmann construiu uma obra que une tradição e inovação. Radicado em Tiradentes desde 1988, o artista incorporou a essência cultural e histórica da cidade em suas criações, que vão do mobiliário marchetado às peças sacras e pinturas vibrantes.

Em constante movimento, Thi Rohrmann atravessou fronteiras artísticas e técnicas em sua obra, caracterizadas por diversas fases de exploração criativa. Apesar de haver nos deixado cedo, seu amor e sua dedicação quase obsessiva à arte e à cidade continuam palpáveis. Mais do que uma homenagem, a mostra é uma jornada pelas influências e experimentações que moldaram sua trajetória, em diálogo com a história, os moradores e a cultura de Tiradentes.

A exposição “Thi Rohrmann: a arte é minha religião” foi viabilizada através do patrocínio do Itaú via Lei Rouanet, com o apoio da Fundação Itaú e da Prefeitura de Tiradentes. As atividades do Instituto Rouanet estão enquadradas no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – na modalidade Plano Bianual. A
realização é do Instituto Rouanet e do Ministério da Cultura.

O Instituto fica na Rua Direita, nº 248, em Tiradentes/MG e está aerto às quintas de 10h às 17h, sextas e sábados de 10h às 19h e domingos de 10h às 14h. A visitação é gratuita e aberta a todas as pessoas, contando com recursos de acessibilidade física, visual e auditiva.

Texto: Alícia Antonioli | Comunicação do Instituto Rouanet | Fotos: Divulgação