São mais de 1.630 km de extensão entrecortando três estados.
Você sabia que a Estrada Real é a maior rota turística do país? E que ela passa por Tiradentes? E que você pode escolher um trecho dela para percorrer e receber todo esse trajeto mapeado no seu celular? E dá até para tirar passaporte. Isso mesmo; o Passaporte Estrada Real. Ficou curioso? Então a gente explica tudinho aqui embaixo.
A Estrada Real tem mais de 1.630 quilômetros de extensão, entrecortando Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Todo esse percurso foi dividido em trechos que receberam os nomes de Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho (ao qual Tiradentes faz parte) e Caminho do Sabarabuçu, que resgatam as tradições valorizando a identidade e as belezas da região.
Tudo começou em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.
O Caminho Velho, também chamado Caminho do Ouro, foi a primeira via aberta oficialmente pela Coroa Portuguesa para o tráfego entre o litoral fluminense e a região mineradora. São 710 km de extensão, sendo 10% asfaltados (75,5 km), 1,5% de calçamento (10 km) e 6% de trilha (38 km). Os outros 82,5% são de estrada de terra (586,5 km), o que garante ao turista a possibilidade de viver boas experiências.
O interessante disso tudo é que a tecnologia é uma parceira muito importante do passeio. É só entrar neste site, escolher o trecho que quer percorrer e clicar para obter o mapa completo do trajeto que você pode baixar no seu celular. Neste mesmo site tem tudo o que o viajante precisa saber sobre o trecho. Agora é reunir a galera e cair na estrada com segurança e a certeza de que vai curtir muito o passeio. Então, arrume a mochila, faça boas fotos e aproveite!
Foto: viagemdemoto.com