Dono de grande talento é o legítimo herdeiro de seus ancestrais.
Tião Paineira foi um dos maiores ceramistas de Tiradentes. Ele viveu quase 90 anos criando e produzindo suas peças o que o levou a ser reconhecido por seu trabalho. Sua importância no meio é tamanha que não dá para falar de cerâmica em Tiradentes sem citar o seu nome. Hoje quem dá continuidade a esta atividade é seu talentoso neto, Gabriel Paineira, não apenas o legítimo herdeiro dessa tradição familiar, como também um artista que sabe aliar a tecnologia em benefício de sua arte que está espalhada pelo país.
Gabriel (foto ao lado) recebeu a equipe do Viver Tiradentes em sua casa-atelier numa sexta-feira a tarde, com sorriso no rosto. O fato de ter sido surpreendido com a visita não foi um entrave. E com a mesma desenvoltura que trabalha o barro, fala sobre sua arte, calma e detalhadamente. Foi só ligar os equipamentos e no instante seguinte, lá estava ele de avental e sentado em seu torno, um pouco de argila na mão, pronto para produzir mais uma peça. A partir daí o que seria mais uma entrevista transformou-se numa verdadeira imersão em sua arte e o resultado está no vídeo que você assiste ao final deste texto.
Vasos, pratos, xícaras, colheres, e muito mais, são produzidos por Gabriel e por sua talentosa irmã, Mariana, também parceira na arte ceramista. Os dois, sob a inspiração do avô e de seus ancestrais, já que o tataravô, casado com uma índia, foi quem introduziu a cerâmica na família, dão asas à imaginação enquanto moldam o barro até transformá-lo em um utensílio a serviço da arte. E a gente, encantada, agradece.
Assista ao vídeo.
Nota da Redação: O vídeo passou por um processo mínimo de edição para não perder a espontaneidade do artista e permitir ao internauta acompanhar todo o processo.
2 Comments