Feira Literária foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, 03.
Tiradentes respira e transpira livros no primeiro final de semana de novembro. Nesta quinta-feira, 3, às 10 horas, foi aberta a 3ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI – que se consolida no calendário oficial da cidade após as duas edições iniciais que ocorreram em plena fase aguda da pandemia. O sucesso foi tanto que hoje, nem o frio e a chuva fina que caía atrapalhou a festa que conta com cerca de trinta editoras e a presença de diversos escritores de todas as partes do Brasil e suas histórias incríveis.
Cristina Figueiredo (foto) é a idealizadora da FLITI, que juntamente com sua equipe está oferecendo ao público uma Feira muito bem cuidada visualmente e com uma curadoria super competente feita pelo Volnei Canônica. Em um breve discurso, ela lembrou os piores momentos da Fliti ocorridos na pandemia e o seu sucesso, apesar das dificuldades. “Hoje conseguimos fazer uma Feira cujo protagonismo é as crianças da rede municipal de ensino que estão participando do evento. Além disso – completou – conseguimos junto a dois patrocinadores que cada uma delas receba vouchers livros no valor de R$ 25 cada”, revelou.
O secretário de governo da prefeitura de Tiradentes, Rogério de Almeida fez um pronunciamento em que exaltou a importância da Educação e dos livros na vida das pessoas. “Eu conheço o mundo inteiro sem nunca ter saído daqui, porque sempre li muito”, contou. Já o secretário municipal de Turismo, Cultura e Lazer, Sérvulo Matias Filho (foto ao lado), homenageou Ziraldo em seu discurso. O escritor e cartunista mineiro que recentemente comemorou 90 anos de idade, é o grande homenageado desta Fliti. Sérvulo também lembrou um filme sobre o escritor rodado em Tiradentes e concluiu desejando que “a gente possa fazer dessa Fliti uma grande brincadeira e diferença na vida das crianças que passarem por aqui”, concluiu.
Por fim, o prefeito Nilzio Barbosa (foto), declarou aberta a Fliti após parabenizar Cristina pela persistência e por acreditar no projeto da Feira “que melhora a cada ano e eu quero poder participar de muitas edições ainda”, assegurou. E junto com Rogério de Almeida lembrou a reforma da biblioteca municipal, após quatro anos desativada, e que hoje está atendendo ao público normalmente. Antes de encerrar, Nilzio também contou ter reformado todas as escolas municipais dentro das normas de acessibilidade.
Até domingo vão passar pela Fliti autores consagrados como Mari Del Priore, os atores Beth Goulart, Cristiana Oliveira e Paulo Reis, que vão lançar seus livros; Beto Silva (ex-Casseta & Planeta); o jornalista Marcelo Lins e o novelista Walmir Carrasco, entre outros. O evento acontece no gramado do Santíssimo Resort, e conta com duas arenas literárias, e um stand muito interessante do Instituto Ziraldo, além de um ônibus-biblioteca que fica estacionado no Largo das Mercês onde acontecem contação de histórias, apresentação de espetáculo e sessões multimidia. No Centro Cultural Yves Alves são realizadas as exibições cinematográficas referentes à obra de Ziraldo.