24 de novembro de 2024

Abertas as inscrições para o Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção

Abertas as inscrições para
Nesta edição 12 filmes inéditos e finalizados serão premiados.

O Prêmio BDMG Cultural/FCS, agora faz homenagem ao grande cineasta pioneiro do cinema nacional, Humberto Mauro, passa a ter o seu nome sendo voltado aos profissionais do setor audiovisual residentes em Minas Gerais (pessoas jurídicas, incluindo MEI). Quem quiser participar da edição deste ano, as inscrições estão abertas (exclusivamente on-line) para o edital de concorrência pública do Prêmio Humberto Mauro – Curtas de Invenção. O prazo termina dia 7 de agosto de 2023.

Esta é a oitava edição do edital, criado em 2013, e dá continuidade à parceria entre BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, unidos pelo fomento da cadeia produtiva do setor audiovisual mineiro. A parceria entre as instituições tem como objetivo premiar e estimular o trabalho de profissionais independentes através de curtas inéditos.

O edital propõe aos realizadores o desafio de pensar um Cinema de Invenção, conforme o conceito estabelecido pelo cineasta Jairo Ferreira (1945 – 2003). O marco do Cinema de Invenção é o pensamento voltado à produção experimental, e, no contexto do Prêmio, surge como um estímulo aos processos criativos cujas propostas estéticas e conceituais utilizem meios de produção de baixo custo, popularizados com o acesso à tecnologia digital.

Os candidatos devem realizar a inscrição de um curta-metragem inédito e finalizado, contando com uma estrutura mais simplificada de produção, com duração máxima de 15 minutos. Doze (12) curtas-metragens serão premiados com o valor de R$ 12 mil (doze mil reais) cada. Todos os filmes premiados serão exibidos na plataforma on-line cineHumbertoMauro/MAIS e em mostra gratuita e presencial no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte, no início de 2024.

Para se inscrever clique neste link ou aqui.

A análise e seleção das propostas inscritas serão feitas por uma Comissão de Seleção, composta por Bruna Schelb Corrêa, Mariana Queen Nwabasili e Marcos Pimentel. O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que utilizem criativamente de meios de produção a baixo custo; a relevância conceitual; a inovação; e o impacto social e cultural. O resultado final está previsto para ser divulgado nos endereços eletrônicos do BDMG Cultural e da FCS até o dia 31 de outubro de 2023.

Fonte: BH Eventos | Foto: Pexel – reprodução