Quase 140 filmes serão exibidos ao longo de nove dias. Karine Teles será a atriz homenageada do evento.
Começa nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, abrindo o calendário audiovisual brasileiro com programação totalmente gratuita. Serão exibidos 137 filmes, sendo 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia, espalhados em 21 mostras ou sessões especiais, além de debates, rodas de conversa, lançamentos, shows musicais e discussões de políticas públicas.
Ao longo de nove dias, a programação da Mostra reúne realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa que articula exibições, encontros formativos e atividades de mercado. Este ano o evento traz como tema “Soberania Imaginativa”, eixo curatorial que vai guiar toda a Mostra.
A cerimônia de abertura será realizada às 20h, no Cine-Tenda, na Praça da Rodoviária, em Tiradentes, com uma performance audiovisual dirigida por Chico de Paula e Lira Ribas. Na preparação, a dupla estabeleceu um diálogo direto entre o tema da edição e uma das manifestações mais emblemáticas da cultura popular brasileira, a Folia de Reis. “Inspirada na celebração que tradicionalmente abre o ano, anuncia a boa-nova e reúne símbolos como a estrela, os presentes, os estandartes e os foliões, a performance recria o ritual da folia como metáfora da criação artística e da imaginação como forças de pertencimento, invenção e identidade”, aponta Chico de Paula.

Ainda na mesma noite será exibido, em pré-estreia mundial, o novo filme de Julio Bressane, codirigido por Rodrigo Lima. “O Fantasma da Ópera”, com 25 minutos de duração, foi construído a partir de imagens captadas durante os intervalos de filmagem do longa-metragem inédito “Pitico”, estrelado por Paulo Betti. Embora dialogue com a tradição do making of, o curta se desloca para uma reflexão especulativa sobre a própria construção da imagem cinematográfica, traço central da estética de Bressane e de seu fascínio pela metalinguagem do processo de criação. A escolha do filme para a abertura ganha significado adicional por coincidir com a celebração dos 80 anos do cineasta, a serem completados em fevereiro.
A primeira noite da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes se encerra com as performances musicais dos artistas mineiros Nath Rodrigues e DJ Davi Maurity, no Cine-Lounge, a partir das 23h.
Fotos: Arquivo e Dudu Mafra