24 de abril de 2025

Banquete da Inconfidência 2025 acontece nesta quarta-feira

Banquete da Inconfidência 2025
Mais de 30 restaurantes em Tiradentes servem jantar para cerca de 2000 pessoas.

A charmosa cidade histórica de Tiradentes, em Minas Gerais, será palco da 5ª edição do Banquete da Inconfidência (a terceira edição da sua retomada, dez anos depois), um evento que une gastronomia, memória e pertencimento. Em 2025, a celebração reunirá novamente restaurantes locais para servir gratuitamente cerca de 2 mil refeições em uma grande mesa montada na icônica Rua Direita.

O Banquete da Inconfidência é mais do que um encontro gastronômico: é um gesto de valorização da história e da cultura mineira. Integrando a programação oficial da Semana da Inconfidência, o evento homenageia os moradores da cidade, relembrando homens e mulheres que participaram do movimento inconfidente, destacando figuras frequentemente esquecidas pela historiografia oficial, como Padre Toledo e as mulheres Bárbara Heliodora e Hipólita Jacinta.

A inspiração vem de um banquete histórico realizado em 1788, na antiga Vila de São José (atual Tiradentes), na casa do Padre Toledo, para celebrar o batizado dos filhos de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora — ocasião que também marcou a primeira reunião conspiratória da Inconfidência. Ali nascia o sonho de liberdade.

A mesa, que recebe cerca de 500 pessoas por vez, simboliza a coletividade e o acolhimento. Cada restaurante participante é responsável por servir uma média de 100 pratos, promovendo a diversidade da cozinha mineira e o protagonismo da gastronomia local.

O Banquete fortalece os laços comunitários, valoriza a produção local e resgata a história de forma afetiva e acessível.

Coordenado por Fernanda Fonseca, Juliana Ferreira e Ralph Justino, o evento conta com apoio da Prefeitura de Tiradentes, Governo de Minas Gerais, Sicoob, Copasa e empresários locais. (Fonte: Organização do evento – Foto: arquivo)