29 de fevereiro de 2024

Bloco Fã.tasia estreia fazendo a abertura dos desfiles em Tiradentes

Bloco Fã.tasia estreia fazendo

Agremiação vai receber público de todas as idades, inclusive infanto-juvenil.

O Carnaval Cultural de Tiradentes vai começar oficialmente no próximo dia 8 de fevereiro, às 15h, com o desfile do bloco mais novo da cidade: O Fã.tasia. Criado pela professora e empreendedora Joyce Evelym Gonçalves, com apoio da Antoin Produções e realizado pela Zulica Placemaking, a agremiação vai estrear na Festa de Momo recebendo o público de todas as idades, especialmente o infanto-juvenil.

Entusiasmada com o Bloco, Joyce Gonçalves, conta detalhes. “Fã.tasia é um bloco cultural de resgate de memórias e de incentivo às diversas manifestações artísticas, associadas ao mundo da fantasia, que de formas singulares contribuem na edificação do ser humano em sua essência. O nome é uma junção das palavras fã e fantasia, sendo uma proposta para o folião criar e usar a fantasia daquilo ou de quem é fã”, explica. As cores do bloco são o laranja, branco e preto que juntas significam paz, respeito, energia, criatividade, sofisticação e equilibrio, lembra Joyce.

O bloco vai desfilar a partir das 15h de quinta-feira, 8 de fevereiro, reforçando assim, a programação do primeiro dia de folia na cidade. A concentração será na Praça da Estação da Maria Fumaça. “A gente está esperando um público de duzentas pessoas e torcendo para que muito mais participe dessa festa que será muito bonita”, afirma Joyce (foto ao lado). Quem quiser poderá comprar sua fantasia na hora em pontos de venda na praça e arredores, completa.

Partindo da Praça da Estação o bloco fará o seguinte percurso (1,5 km): Rua dos Inconfidentes – Rua Henrique Diniz – Rodoviária – Rua da Cadeia – Rua Direita – Praça Largo das Forras, onde a banda fará apresentação de marchinhas tradicionais antes do encerramento. “Um percurso acessível e fácil, em área de circulação pela população local, sendo plano e sem subidas ou descidas íngremes”, acrescenta Joyce, fazendo um agradecimento especial à Associação dos Blocos Carnavalescos de Tiradentes – ABT – pela acolhida.

A ação do bloco, porém, vai além do desfile de Carnaval, conta sua idealizadora. “O bloco propõe ações junto à comunidade tiradentina ao longo do ano, via Zulica Placemaking, oferecendo oficinas e cursos voltados para o carnaval cultural. Em parceria com Antoin Produções que atua no setores cultural, turístico, educativo e social da cidade, com forte sentimento de pertencimento e de resgate de memórias do povo local, em projetos e ações de diversos segmentos. Outras informações e parcerias com a Antoin Produções pelo telefone (32)99975-5866, ou pelo e-mail: antoin.tiradentes@gmail.com.

Fotos:Joyce Gonçalves