16 de setembro de 2024

Campanha “O legal merece um brinde” acontece durante o Destila Tiradentes

Campanha o legal merece

Iniciativa busca incentivar o registro e regularização da cachaça.

No último dia 10 de agosto, o Largo das Forras, em Tiradentes, foi palco do lançamento do projeto “O legal merece um brinde”, do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – que aqui teve a parceria da Emater-MG com apoio dos organizadores do Festival Destila Tiradentes, que transcorria na cidade. Trata-se de uma iniciativa para promover a melhoria da cachaça mineira, focando na produção, comercialização e consumo através do estímulo ao registro e regularização da cachaça, essa bebida tradicional no país.

A produção e comercialização da cachaça crescem a cada ano, assim como aumenta a atenção de produtores, comerciantes e empresários à legislação e às políticas públicas desenvolvidas para o segmento. A regularização é o primeiro passo para conquistar o mercado e expandir as vendas, ao passo que a informalidade prejudica as empresas legalizadas e a qualidade da cachaça que circula no mercado.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existem no Brasil 894 estabelecimentos produtores de cachaça registrados. Minas Gerais ocupa a primeira posição, com 375. As cidades mineiras de Salinas, Córrego Fundo e Januária são os municípios que possuem mais estabelecimentos com registro. O estado é o maior produtor de cachaça em alambique do país, com 200 milhões de litros por ano, respondendo pela metade da produção nacional.

Desde 2018, o IMA é primeiro órgão de defesa agropecuária estadual do país a trabalhar com inspeção e fiscalização da produção, comercialização, padronização e envase de cachaça, após credenciamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Diante do cenário de predominância da informalidade, a autarquia intensificou as fiscalizações no estado o que culminou em mais de 3,5 milhões de litros de cachaça/aguardente monitorados e cerca de mil ações realizadas junto aos públicos interessados. O IMA informa aos produtores interessados em regularizar sua produção, após o registro no Mapa, para montar e manter um estabelecimento produtor é necessário seguir orientações. Os locais devem dispor de alguns requisitos, segundo suas atividades e linhas de produção desenvolvidas. Uma cartilha do IMA, que traz quais são as exigências legais, pode ser acessada clicando neste link.

Fonte e foto: Secretaria de Agricultura de Minas Gerais