16 de setembro de 2024

Casa Nutri realiza seminário com o tema “Primeiro, a primeira infância”

Iniciativa é destinada para professores da rede municipal de ensino e setor de saúde.

O Instituto Tragaluz, Casa Nutri e a Prefeitura de Tiradentes, através da Secretaria Municipal de Educação realizam, no próximo dia 11 de março, sábado, o 2º Seminário Municipal “Primeiro, a Primeira Infância”. Na prática trata-se de uma continuação do evento realizado em 2022 que foi muito bem recebido no município e contou com participação expressiva de profissionais da cidade e municípios vizinhos.

O Seminário vai acontecer no auditório da Pousada Pequena Tiradentes das 8h às 12h30min. Voltado para professores e demais trabalhadores da rede municipal de ensino e da área de saúde, integra o projeto de avaliação nutricional e desenvolvimento das crianças da cidade, conforme informação divulgada nas redes sociais pela organização do evento.

A programação está dividida em duas palestras que serão ministradas pelo médico Ailton Alves, idealizador e coordenador do projeto Casa Nutri e presidente da Associação Be a Child. Inicialmente ele vai abordar os temas “Sensorialidade do Bebê na Primeiríssima Infância”; “O Desenvolvimento Infantil Integral” e “TDAH Fora da Caixa”. Na sequência ele vai tratar os assuntos “O Foco no Foco” e “Avaliando o crescimento e o desenvolvimento infantil”.

Casa Nutri

Com sede em diversos países do mundo, o projeto Casa Nutri nasceu em 2014 por iniciativa de médicos, enfermeiros e profissionais voluntários de outras áreas de interesse coletivo. Eles criaram a primeira unidade dos centros de recuperação e educação nutricional – “Casa Nutrir” – em Nampula, Moçambique, em parceria com o CECORE (Centro de Corredores do Reino). De lá para cá, a Casa Nutri apresenta taxas de êxito global de 85% no combate à desnutrição infantil, conforme revela o site daquela entidade não governamental.

Em agosto de 2022 o Casa Nutri chegou a Tiradentes – única cidade brasileira a receber uma sede do projeto – quando avaliou as crianças e identificou 16 delas com baixo peso em decorrência de desnutrição aguda ou crônica. A partir daí teve início um trabalho de acompanhamento e recuperação deste público que passou a receber atenção da entidade por meio da nutricionista Kellen Alessandra da Silva Castelo Branco.

Conforme revelou, ela faz visitas semanais de avaliação em cada uma destas crianças que recebem também suplementação alimentar de proteína, ferro e vitaminas. É aqui que entra a parceria do Instituto Tragaluz, do restaurante de mesmo nome. Ele doa parte deste suplemento – proteína – para estas crianças. Isso significa que, mensalmente, destina 120 ovos para elas, já que cada uma precisa consumir dois ovos por dia, bem como seus familiares. Os demais suplementos como polivitamínico, sulfato ferroso e zinco as famílias retiram na Farmácia do município, mediante prescrição.

O Instituto Tragaluz

Neste contexto o Instituto Tragaluz tem duas frentes principais: uma ligada à primeira infância e outra cultural.  Esta última é expressa, prioritariamente, pelo Martir (Museu de Arte de Tiradentes – arte contemporânea mineira).

O braço social, ligado à primeira infância, é representado voluntariamente pela Casa Nutri. O Instituto Tragaluz custeia esse Centro de Recuperação Nutricional, que é o primeiro no Brasil, bem como a aquisição dos ovos, manutenção das equipes e nutricionista, deslocamentos, alimentação, atendimentos interdisciplinares, visitações semanais e o acompanhamento das famílias.

Foto: Reprodução – Casa Nutri