23 de outubro de 2024

Chafariz de São José será restaurado com recursos do governo federal

Chafariz de São José

Obra foi incluída no PAC Seleções por intermédio da deputada Federal Ana Pimentel.

O governo federal vai restaurar o Chafariz de São José e o seu aqueduto de pedra. A informação foi repassada ao Viver Tiradentes pela deputada federal Ana Pimentel (PT-MG), que atuou para que o município de Tiradentes fosse atendido pelo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Seleções. A obra está orçada em cerca de R$ 600 mil, mas o início do trabalho ainda não tem data definida.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Lazer e Esportes de Tiradentes, Sérvulo Matias Filho, sua pasta enviou, em 2023, ao governo federal um pacote com seis propostas de reforma e ou restauro do patrimônio histórico do município no valor de R$ 8.600.000,00 que foram inscritas no PAC Cidades Históricas. “A aprovação do restauro do Chafariz vai recuperar um dos bens mais visitados do município, famoso por sua beleza e importância histórica”, disse Sérvulo.

O Chafariz foi construído no século XVIII e, conforme ressalta o Secretário de Turismo, “necessita de intervenção urgente, principalmente em seu aqueduto de pedra com cerca de 700 metros de extensão. A restauração irá garantir a preservação desse importante monumento histórico e cultural para as futuras gerações”, revela Sérvulo acrescentando que a atual administração tem “compromisso com a preservação do patrimônio histórico da cidade. A recuperação do Chafariz de São José irá beneficiar não apenas os moradores, mas também os turistas que visitam Tiradentes e se encantam com sua rica história e cultura”, destacou.

Sobre a conquista para a cidade, Ana Pimentel disse que Tiradentes é uma de suas prioridades enquanto deputada federal representante do Campo das Vertentes. “Estou cumprindo o meu compromisso com esta cidade incrível e vamos fazer muito mais, contribuindo na construção de um futuro próspero para o município e fortalecendo o seu turismo”, afirmou. Ela completou dizendo que segue atuando no sentido de agilizar o início das obras.

Foto: Halleypo