Viver Tiradentes Blog Noticias Começa a FLITI, que deve receber até domingo, cem escritores

Começa a FLITI, que deve receber até domingo, cem escritores

Filhos de Fernando Sabino, escritor homenageado, participam da abertura.

Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, a 4º Feira Literária de Tiradentes – FLITI. A solenidade aconteceu no Centro Cultural Yves Alves que também abriga a exposição “100 Anos de Fernando Sabino”, escritor que é homenageado nesta FLITI. Este ano o evento acontece em vários locais simultaneamente, terá a presença de cerca de cem escritores e vários lançamentos de livros que poderão ser adquiridos a preços promocionais.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Nilzio Barbosa e sua esposa, Dona Vanda, a organizadora da Feira, Cristina Figueiredo, os secretários municipais Rogério de Almeida, Valdo Rosa e Guilherme Carvalho, além de dois filhos de Fernando Sabino, Bernardo e Pedro e demais convidados.

Depois de realizar sua primeira edição em plena pandemia da Covid-19, quando limitou-se apenas a quatro estandes, a FLITI, este ano, apresenta a programação que foi inicialmente idealizada, contou Cristina. “Desta vez – explicou – além de trazer todos os alunos da rede municipal de ensino para a Feira, como fizemos ano passado, abrimos espaço para os escritores independentes e queremos, também, repetir o sucesso da participação popular”, comentou.

Nilzio Barbosa disse sentir-se “feliz” a cada edição da FLITI “porque percebemos que vocês (os organizadores da feira) abraçaram esse projeto aqui em nossa cidade.” Ele também agradeceu a presença dos filhos de Fernando Sabino. “A FLITI é um evento que faltava em Tiradentes, pois temos Cinema, Gastronomia, Artes em geral, mas havia essa lacuna literária”, comentou Rogério de Almeida. Para Valdo Rosa, a FLITI é uma “importante ferramenta para incentivar a leitura entre nossas crianças e tem um papel relevante na educação delas”, avaliou. Nesta mesma linha de raciocínio, Guilherme Carvalho reforçou o caráter didático da FLITI e suas consequências na vida dos estudantes. Dona Vanda resumiu o evento como sendo “um momento de enriquecimento para todos”, além de agradecer a presença dos filhos de Fernando Sabino.

Veja onde acontece a FLITI:

Praça da Rodoviária

📚 Arena Literária I
📚 Arena Literária II
📚 Lançamentos Literários
📚 Vendas de livros a preços promocionais
📚 Roda Ilustrada

Largo das Forras

🎯 Exposição da escultura monumental Galinha Fernanda, personagem principal do conto “Galinha ao Molho Pardo”, do livro Menino no Espelho;

📷 Espaços instagramáveis para interação com o público.

Largo das Mercês

🚌 Ônibus Biblioteca FLITI com Contação de Histórias e mais de 2 mil livros para empréstimos gratuitos aos moradores de Tiradentes e arredores.

📖 Livros Acessíveis
(Braille e Fonte Ampliada)

Centro Cultural Yves Alves

🎥 Exibição dos Filmes

  • Galinha ao Molho Pardo
  • Conversinha Mineira
  • O Homen Nu
  • Documentário Fernando Sabino

🎨 Exposição “Fernando Sabino 100 Anos”

Sair da versão mobile