23 de novembro de 2024

Começa nesta quarta-feira o Forum do Amanhã

Começa nesta quarta-feira

Este ano o tema será “A Construção de um Sonho Coletivo”.

Começa nesta quarta-feira, 1º de novembro, em Tiradentes, a VIII edição do Fórum do Amanhã. Este ano o evento vai discutir o tema “A Construção de um Sonho Coletivo” por meio de mesas redondas, exposições, mostras de cinema, lançamentos de obras, debates e muito mais.

Conforme explica a organização do Forum do Amanhã seu propósito é “unir intelectuais e empreendedores para pensar sobre um Brasil que vale a pena ser sonhado. Jogar luz sobre iniciativas inovadoras que apontem caminhos para o futuro. Gerar ideias e propostas que possam inspirar a sociedade civil e as políticas públicas.

Desse modo os convidados serão desafiados a compartilhar experiências que já acontecem em pequena escala e que, se maximizadas, podem ajudar o país a dar saltos revolucionários em áreas como trabalho e geração de renda, educação, cultura, segurança pública e meio ambiente, acreditam os organizadores.

Nesta quarta-feira, acontece o Pré-Forum, evento que vai trabalhar a governança local. A partir das 9h alunos da Escola Estadual Basílio da Gama vão participar de um bate papo sobre mercado de trabalho com distribuição de livros. Às 14h, uma mesa redonda com o tema “Terceiro Setor: Organizações da Sociedade Civil de Tiradentes e região”, vai reunir lideranças locais no Auditório Centro Cultural Yves Alves.

Encerrando o dia, às 16h10, uma Mesa Redonda vai reunir os grupos de Mulheres de Tiradentes, também no Centro Cultural Yves Alves, sob a mediação de Juliana Ferreira, para um bate papo. Estarão presentes Suellen Sottani (Kaya) – Presidente do Conselho Municipal de Direito das Mulheres (COMDIM) e Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS); Lidi Lobo e Carla de Jesus – Projeto MUSA (Mulheres Sonhando Alto); Ana Carolina Aragão – terapeuta; Ariany Oliveira – advogada – Projeto SOMarias e Projeto de Cerâmica Mulheres dos Elvas.

À noite, a partir das 19h, no Centro Cultural Yves Alves, abertura da Exposição de Artistas Plásticos de Tiradentes, e, a partir das 19h30, no Plano B, tem início o Cineclube GRILO com a Mostra de Cinema Raiz, que vai apresentar o curta “O Brasil precisa ser exorcizado” e, na sequência outro curta, “Luta por reparação”. O evento contará com quatro palestrantes: André Frade (fotógrafo e cinegrafista), Ísis Medeiros (fotógrafa), Pedro Lago (fundador da desincubadora O Forno) e Rafaeu DumDum (baixista e bailarino).

Veja a programação completa.