Viver Tiradentes Blog Vai Rolar Começa nesta sexta-feira a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Começa nesta sexta-feira a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Evento vai exibir 140 filmes em 62 sessões gratuitas.

A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, com o tema “Que Cinema é Esse?”, começa nesta sexta-feira, 24 de janeiro e se estenderá até 1º de fevereiro, destacando a diversidade do cinema brasileiro com a exibição de 140 filmes em 62 sessões gratuitas. A programação inclui pré-estreias, debates, rodas de conversa, lançamentos de livros e shows. Na foto acima, cena de “Quantas histórias cabem numa história?”, de Luisa Cassano, que participa da Mostra Valores.

A abertura será marcada pela pré-estreia do longa “Girassol Vermelho”, de Éder Santos, e o encerramento contará com o filme “Suçuarana”, dirigido por Clarissa Campolina e Sérgio Borges. O evento reforça seu papel como plataforma de lançamento e inovação no cinema nacional.

A homenageada deste ano é a atriz Bruna Linzmeyer, com uma retrospectiva de seus trabalhos. A temática questiona o estado atual da produção cinematográfica brasileira, abordando a multiplicidade de olhares e práticas no cinema.

Os 140 filmes participantes entre curtas e longas, estarão distribuídos nas seguintes mostras: Olhos Livres, Aurora, Homenagem, Autorias, Temática, Vertentes, Clássicos de Tiradentes, Praça, Foco, Formação, Panorama, Jovem, Valores, CineEmbraturLab, Debate, Território Mineiro e Conexão BCM. Para ampliar a experiência, vários títulos ou conjunto de títulos contarão com debates nos Encontros com os Filmes, no Cine-Teatro, na presença de diretores, equipes de produção e convidados especiais.

A atriz homenageada, Bruna Linzmeyer, em “O grande Circo Místico”

Premiação

Os vencedores das Mostras Aurora, Olhos Livres, Foco e Formação vão receber premiação em dinheiro. Além disso, a 28ª Mostra Tiradentes terá o Prêmio Festival Scope. Ele consiste na divulgação e disponibilização dos filmes na plataforma para profissionais da indústria cinematográfica no mundo todo. Vinte filmes serão premiados: os longas das mostras Aurora e Olhos Livres, os filmes vencedores das mostras Autorias, Foco e Formação, os vencedores dos prêmios Canal Brasil de Curtas e Helena Ignez, e o curta e o longa escolhidos pelo Júri Popular.

Fórum de Tiradentes

O 3º Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro reúne mais de 50 profissionais do setor em cinco grupos de trabalho focados em formação, produção, exibição, distribuição e preservação do audiovisual. O evento busca diagnosticar desafios e propor soluções, com base nos princípios de descentralização, diversidade, democracia e desenvolvimento social e econômico. O objetivo é fortalecer o ecossistema audiovisual e as cadeias produtivas regionais, assegurando a diversidade cultural. Entre os participantes estão lideranças políticas e culturais como Benedita da Silva, Leonardo Boff e Márcio Tavares, além de representantes de instituições relevantes.

Programa de Formação – Oficinas

O programa de formação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes oferece atividades gratuitas e diversificadas, com 340 vagas em 15 modalidades para adultos, jovens e crianças. A programação inclui seis oficinas para adultos, três para jovens, dois laboratórios de desenvolvimento de projetos, três workshops e uma Residência Crítica.

A Residência Crítica selecionará seis participantes para atividades formativas em crítica de cinema, com produção de textos e encontros com especialistas. Já as oficinas abordam temas como assistência de direção, produção executiva, dramaturgia e documentários, ministradas por profissionais renomados.

Os laboratórios incluem o Cinemundi Lab, para projetos de longa de ficção, e o Imersão DocBrasil, focado em documentários, ambos com carga horária intensiva. Os workshops exploram temas como internacionalização de curtas, uso de inteligência artificial no audiovisual e novas abordagens de roteiro, conectando os participantes às transformações do cinema contemporâneo.

Programação variada e participativa

O Chapéu do Zezéu será exibido na Mostrinha com direção dos alunos da Escola Municipal Monsenhor
Walfredo Gurgel e Projeto Animação – Instituto Marlin Azul

Mostrinha: Filmes e curtas como “Dentro da Caixinha – Mundo de Papel” e “A Mensagem de Jequi” buscam conectar as crianças a questões do mundo ao seu redor e despertar responsabilidade social.

Arte e Cultura: O evento contará com performances audiovisuais, exposições, cortejos, shows musicais e lançamentos de livros. Destaques incluem Juçara Marçal com Kiko Dinucci, Truck do Desejo e DJ Janot.

Mostra #EuFaçoaMostra: Com 12 filmes curtos criados por meio de uma chamada nas redes sociais, essa iniciativa estimula a comunidade a refletir sobre a temática “Que cinema é esse?” com exibições online e presenciais.

Fonte e fotos: Universo Produção

Sair da versão mobile