24 de novembro de 2024

Congresso Mesa Posta Brasileiro reúne representantes de todo o país

Tiradentes recebe este evento – que enche os olhos – pelo segundo ano consecutivo.

Quem não gosta de ver uma bela mesa posta com todo carinho e cuidado, não é mesmo? E foi para falar sobre isso, e assuntos afins, que foi aberto nesta sexta-feira, 10 de março, o 2º Congresso do Clube Mesa Posta Brasileiro, que acontece até o próximo domingo, 12, no Santíssimo Resort, em Tiradentes. Lá cerca de cem pessoas de todas as partes do Brasil, em sua quase totalidade, mulheres que amam decoração e a arte de preparar uma mesa para uma refeição, estão reunidas para trocar ideias e conhecer as novidades do setor.

A presidente do Clube Mesa Posta Brasileiro, Gervaine Ávila, que começou tudo isso há cerca de quatro anos, hoje vê os frutos de seu trabalho espalhado pelo país com clubes de Mesa Posta funcionando em todos os estados da federação. “Eu sempre gostei muito de decoração, mas não tinha esse olhar para a mesa posta. E também de reunir a família ao redor da mesa. Comecei por hobby, mas as coisas foram acontecendo em uma proporção muito gigante e quando percebi já estávamos criando clubes nos estados”, conta. A prova de que a iniciativa não para de crescer é a recente criação do Clube Mesa Posta Internacional, formado por integrantes brasileiros que moram em outros países, como França, Malásia, Suécia, por exemplo, revela com orgulho.

Mas o que é mesa posta afinal? “Simplesmente o ato de decorar a mesa para as refeições”, explica Gervaine. “E nesse processo vale tudo em criatividade e utilização de enfeites, preservando sempre as regras de etiqueta. Mas o importante é o carinho que a pessoa vai receber seus convidados… nada muito engessado”, completa. Ela aproveita para convidar as pessoas a conhecerem mais sobre o assunto, inclusive participar do Congresso que vai até domingo (não precisa ser associada ao Clube). Quem quiser mais informações a respeito pode mandar uma mensagem por direct à ela no Instagram (@gervaineavilla_mesaposta) onde também vai conhecer muitas mesas postas lindíssimas.

Chaira Araújo, diretora do Senac Tiradentes (Hub-S) é uma das parceiras deste Congresso.

 

Professor Jair Marcatti – um dos palestrantes – fez a abertura do evento nesta sexta-feira

 

O congresso tem como tema “O Brasil vai à Mesa” e foi aberto às 16 horas por Gervaine Avilla e o professor Jair Marcatti, que é sociólogo e historiador, e foi professor de Cerimonial e Protocolo do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo – ESPM/SP. Durante o evento os participantes conheceram várias mesas postas e visitaram stands que comercializam produtos que enriquecem a mesa posta. A programação dia terminou após uma roda de conversa coordenada por Gervaine Avilla e Jair Marcatti com o tema “As múltiplas dimensões da Mesa Posta”.

A programação para sábado é composta por palestras proferida por Lucas Lassen, com o tema “Mesa Brasileira: Peças e Utensílios”. Depois, Paula Souto fala sobre “Mesa Brasileira: Arranjos e Decoração. À tarde, Giuliana Cupins traz o tema “Mesa Brasileira: Doces, Brasilidades e Histórias” e, encerrando o dia, Jair Marcatti desenvolve o tema “A Riqueza da Mesa Brasileira”. À noite, um coquetel de confraternização, promete descontração entre os presentes. Domingo é dedicado às oficinas. “Plano de “Negócios e Empreendedorismo na Mesa Posta” e “Como colocar preços nas peças e serviços de Mesa Posta”, abrem o dia. E também “Arranjos Florais”, “Roupas de Mesa, Rendas e Bordados”, “Cerâmicas Brasileiras”, “Entradas, Entradinhas e Tira Gostos Brasileiros”, “Queijos Brasileiros”.