22 de novembro de 2024

Conheça a programação do Festival de Fotografias de Tiradentes

conheça a programação do

Evento começa dia 6 e termina 10 de março com diversas atrações.

O Festival de Fotografias de Tiradentes – Foto em Pauta chega a sua décima terceira edição em 2024 com uma programação diversificada e trabalhos que encantam pela qualidade, uma das principais características desse evento que é uma verdadeira homenagem à Fotografia. Este ano, de 6 a 10 de março, a cidade histórica mais charmosa do Brasil será palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

A abertura será às 18h de quarta-feira, 6 de março, no Centro Cultural Yves Alves, o mesmo local onde também serão proferidas diversas palestras, com entrada gratuita, limitado apenas à capacidade daquele espaço. De acordo com os organizadores, também haverá palestras em outros espaços da cidade, a serem divulgados nos próximos dias. Também não há necessidade de inscrição para participar delas, apenas retire a senha uma hora antes do início da atividade para garantir sua participação.

Chama a atenção também as duas convocatórias abertas ao público e gratuitas. Veja:

No sábado, 9, das 11h às 18h, acontece a Mostra de Portfolios 2024 em que autores selecionados vão apresentar seus trabalhos. É uma espécie de leitura de portfólios por parte do público em geral. Os fotógrafos selecionados são: Adrián F.S., Ana Sabiá, Andressa CE., Aziza Eduarda, Benedito Ferreira, Bruno Claro, Camila Svenson, Dalila Coelho, Erick Peres, Gabz 404, Henrique Fujikawa, Karla Melani, Luiz Cardoso, Madelaine Ekserciyan, Malu Teodoro, Nanda Rocha, Maria Vaz, Marina Feldhues, Rogério Vieira e Tayná Uràz. Os trabalhos também serão avaliados por uma Comissão de avaliação formada por Maíra Gamarra e Paulo Marcos de Mendonça Lima.

A segunda Convocatória convidou artistas da fotografia a refletirem sobre o tema “Diálogos da Terra”. A iniciativa busca reunir trabalhos de fotografia das mais diversas vertentes (documentais, imagens pessoais e poéticas) que serão exibidas em uma projeção no Largo das Forras, em Tiradentes, nas noites dos dias 8 e 9 de março de 2024. Os participantes desta convocatória serão conhecidos no próximo domingo, 25 de fevereiro. A comissão de avaliação é composta por Gláucia Nogueira e Mônica Maia.

As noites de sexta e sábado, 9 e 10 de março, estão reservadas para o lançamento de fotolivros, com a presença dos autores. O evento vai acontecer na Vila Foto em Pauta que fica na Rua Santíssima Trindade, 92. Mais de 40 artistas confirmaram lançamento de seus fotolivros nestes dois dias, informa a organização do festival. Nas noites de sexta-feira e sábado, haverá projeções de fotografias no Largo das Forras, para o público em geral.

Completa a programação do Foto em Pauta, várias exposições fotográficas que o público poderá visitar em diversos espaços da cidade (veja relação abaixo). Uma das mais aguardadas é Eztétika da Terra, com curadoria de João Castilho e Pedro David, e que poderá ser vista no Centro Cultural Yves Alves, até o dia 30 de março.

A exposição reúne trabalhos provenientes de diversas partes do mundo, de distintas épocas, formatos e objetivos. Têm em comum a base fotográfica e a preocupação com o registro, a interpretação e o envolvimento com questões relativas às organizações dos agenciamentos terrestres. Artistas participantes são: Cuia Guimarães, Daniela Balestrin, Gustavo Moura, Isadora Romero, Janelle Lynch, Luciana Alt e Vitor Moura, Luciano Candisani, Marc Ferrez, Marcela Magno, Pedro Motta e Peter Fischli and David Weiss.

Outras exposições

RETRATISTAS DO MORRO
Local: Centro Cultural Yves Alves | Rua Direita, 168

SERRA DE SÃO JOSÉ
Curadoria: Gabriela Sá
Local: Largo das Forras – Centro Histórico de Tiradentes

PIRATÁ WAURÁ E RENATO SOARES
Local: Museu de Sant’Ana | Rua Direita, 93

MOSTRA DE FOTOLIVROS ZUM/IMS
Local: Vila Foto em Pauta – Rua Santíssima Trindade, 92
A Revista ZUM e a Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles apresentam os fotolivros selecionados para a exposição da Convocatória de Fotolivros ZUM/IMS 2023. A iniciativa, que acontece desde 2017, foi criada para aprofundar os vínculos do Instituto Moreira Salles com a produção contemporânea de fotografia voltada ao meio editorial.

CONJUGADO
Walter Firmo
Local: Instituto Rouanet | Rua Direita, 248
Realização: Instituto Rouanet

DUALIDADES
Local: Espaço Cultural Aimorés | Rua Direita, 159
Participam: Ana Lucia Ciffoni, Ana Figueiredo, Aurélio Peluso, Âmar Souki, Ana Magalhães, Andrea Angelo, Antonio Nepomuceno, Beth Machado, Bruno Gallerani, Carolina Amorim, Cris Hamelmann, Daniela Lucheta, Denise Schoueri, Edu Páiva, Eliane Rodrigues, Fabiana Souto, Humbsz, Lucia Adverse, Lucia Lang, Luiz Dantas, Luiz Martins, Pedro Martins, Sabrina Lisauskas, Sebastião Reis Júnior e Zé Bobby.
Curadoria e realização: Juan Esteves

RUÍNA DE ARQUIVOS, REVERSOS DE HISTÓRIAS
Curadoria: Fabiana Bruno
Local: Espaço Cultural Aimorés | Rua Direita, 159
A exposição apresenta obras fotográficas de seis artistas visuais e fotógrafas, que recuperam e trazem de novo à vida, imagens “órfãs” descartadas no lixo ou encontradas no “limbo digital”, como parte do grande legado das ruínas de arquivos do século XXI. As fotografias que compõem os projetos de Juliana Jacyntho, Elaine Pessoa, Thelma Penteado, Fernanda Klee, Heloisa Ramalho e Valéria Mendonça tem como eixo comum processos de criação vinculados à reciclagem de fotografias, em busca de uma contra-memória de arquivos. A exposição coletiva aponta para questões sobre os reversos de histórias, que emergem das ruínas de imagens, evidenciando temas como gênero, família, história colonial, acúmulo e efemeridade de dados, abrindo espaço para um debate urgente acerca de uma ecologia das imagens fotográficas.

ÁGUA VIVA E OUTROS SERES – PAULA HUVEN
Curadoria: Anna Karina Bartolomeu e Eduardo Queiroga
Quatro Cantos Espaço Cultural – UFMG – Rua Direita, nº 5
A exposição reúne trabalhos desenvolvidos nos últimos anos acerca das relações entre o visível e o sensível; entre o humano e as forças misteriosas da natureza. Água-viva é um ser marinho, mas sua presença imaginária e temida pela menina na cachoeira não o torna menos real, ao contrário, o que não vemos diante de nós, mas relampeja dentro de nós, compõe a experiência sensível. Se durante o dia a mineração pode ser invisível no horizonte da paisagem, a escuridão da noite revela os dentes afiados dos “comedores de terra”, os espíritos forasteiros, segundo Kopenawa. Ainda que não possamos vê-los, suas forças não param de atuar. E o que vemos é sempre mais do que os olhos veem. O vivo – a água, a natureza, os corpos, os espíritos – vibra, ressoa e se afeta. Ver é sentir. Até 28 de abril.

TRÊS MOMENTOS DE UM RIO – DUO PAISAGENS MÓVEIS | BÁRBARA LISSA E MARIA VAZ
Curadoria: Anna Karina Bartolomeu e Eduardo Queiroga
Quatro Cantos Espaço Cultural – UFMG – Rua Direita, nº 5
Em 2025 a cidade de Belo Horizonte é tomada por um dilúvio consequente do descaso público de seus rios urbanos. Rios que transbordam o asfalto, atravessam tempos, transportam a cidade, sonham barcos. Rios que insistem. “Três Momentos de um Rio” (2017-2024) é uma fabulação poética e fotográfica dos rios urbanos da cidade de Belo Horizonte, numa profusão de tempos que olham seu passado, presente e futuros possíveis: no limiar entre a realidade e a imaginação e na busca por resgatar o azul e seus afetos de volta à paisagem urbana. Em meio à narrativa distópica, um trabalhador constrói um barco. Não ignorando as águas que submergem a cidade, ele agora navega rumo a um outro futuro. Até 28 de abril.

DERRADEIRO – Marco Alves
Curadoria: Diógenes Moura
Local: Jardim do Teatro Casa de Boneco | Rua Direita, 288
Cédula de Identidade: Do homem particular ao homem universal
Conversa entre o fotógrafo Marco Alves e o escritor, curador de fotografia e editor, Diógenes Moura no Teatro de Boneco na sexta-feira às 16h.
Realização: Teatro Casa de Boneco

ÉGIDE
Curadoria: Renato Negrão
Local: Jardim do Teatro Casa de Boneco | Rua Direita, 288
Com: Ale Ruaro, Bia ferrer, Eliane Band, Fernanda Fernandes, Giancarlo Ceccon, Gonçalo Lobo Pinheiro, Laura Boushnak, Linda Al Khoury, Malu Mesquita, Marcela Novais, Máximo Hernandez, Paulo Henrique Cruz, Socorro Monteiro, Thiago Altran e Vinicius Garcia.
Realização: Teatro Casa de Boneco

CORPO NEGRO EM MOVIMENTO
Paulo Cesar Lima
Local: Praça Gastão da Cunha 190 A, Centro – São João del Rei
A exposição traz um recorte do seu percurso imagético–fotográfico no período em que viveu entre as cidades de São Paulo e Salvador. São imagens que percorrem questões relacionadas aos deslocamentos e hibridismos, ao envolver cor e forma da diáspora africana.
Realização: Galeria Birot Zucco

QUEERERES
João Zucolotto
Local: Praça Gastão da Cunha 190 A, Centro – São João del Rei
A exposição QUEERERES apresenta obras feitas com técnicas mistas do artista-pesquisador João Zuccolotto que, debruçado no tema da generificação, exalta o termo ‘queer’ como definição de sua potência para o enfrentamento das (in)definições futuras.
Realização: Galeria Birot Zucco

*Com informações do 13º Festival de Fotografias de Tiradentes | Foto: Arquivo