Atividades são voltadas para o público adulto, jovem e até crianças.
A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes que acontece de 23 a 31 de janeiro próximo, vai realizar oficinas, workshops e laboratório de roteiro gratuitos voltados a diferentes públicos, criando ambientes de aprendizado que articulam criação, técnica, pensamento crítico e troca de experiências no campo do audiovisual que dialogam com o tema da Mostra, “Soberania Imaginativa”.
O programa educativo da Mostra de Cinema de Tiradentes propõe encontros que valorizam o cinema como campo de criação, pensamento e experimentação. As atividades formativas reúnem profissionais de diferentes áreas do audiovisual, promovendo trocas de saberes e reflexões sobre processos criativos, linguagens e modos de fazer que atravessam o cinema brasileiro contemporâneo.
As oficinas para o público adulto são: “Como Criar Personagens para Produtos Audiovisuais”, ministrada por Anderson Barretto; “Direção de Fotografia: Técnica com Luz Natural”, conduzida por Antonio Fargoni; “Introdução ao Roteiro para Animação”, com Débora Guimarães, “O Lugar do Ator no Cinema”, pela preparadora de elenco Amanda Gabriel, “Produção Executiva: Estratégias para a Execução de Projetos Audiovisuais”, ministrada por Edileis Novais e “Trilha Sonora: Imagem e Som”, com Marcos Souza.
Para o público jovem as oficinas são: “Cinema e Artes Plásticas: Imaginação em Cena”, ministrada por Daniella Penna; “Fazendo Cinema na Diversidade Cultural”, ministrada por Anna Rosaura Trancoso e Claudio Keim Doreto. As crianças participam da programação por meio da oficina “Stop Motion: Cinema de Papel”, com Karla Moreira, que introduz o universo da animação a partir da técnica de recortes em papel, estimulando a criatividade, o trabalho coletivo e o olhar para o cinema como forma de expressão artística.
O Laboratório de Narrativa Audiovisual, ministrado por Ricardo Tiezzi, e voltado ao público adulto, também será outra atividade gratuita ao público. Por fim, dois workshops que dialogam com os desafios contemporâneos do setor: “Do Corte ao DCP”, ministrado por Thiago Belconfine de Carvalho, dedicado aos fluxos de pós-produção e finalização, e “Inteligência Artificial Generativa”, conduzido por Janaina Augustin, que apresenta possibilidades e usos da IA generativa como ferramenta de apoio aos processos criativos no audiovisual.
Fonte e foto: Universo Produção

