24 de novembro de 2024

Cordel e Modernismo estão presentes no XI Festival Artes Vertentes

As duas exposições podem ser vistas no Centro Cultural Yves Alves.

Foi concorrida a abertura conjunta das exposições “Cordéis da Nossa História” e “Retratos Modernistas do Brasil”, na sexta-feira, 18 de novembro, em dois espaços do Centro Cultural Yves Alves, no Centro Histórico de Tiradentes.

As duas exposições fazem parte do XI Festival Artes Vertentes de Tiradentes, que desde o dia 17, e até o próximo dia 27, movimenta a cultura da cidade e região com uma série de eventos, todos discutindo o tema do festival, (in)dependências, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil.

“Cordéis da Nossa História” apresentam as histórias de pessoas que contribuíram e contribuem com a construção da nossa História. A exposição também coloca em cena outras versões da história, através de vozes historicamente silenciadas em nossa sociedade, explica a organização do evento. A exposição tem entrada franca e curadoria de Ísis Alcântara, Ísis Bem e Luiz Gustavo Carvalho.

Já a exposição “Retratos Modernistas do Brasil” apresenta obras de nomes consagrados do Modernismo Brasileiro como Anitta Malfatti, Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx, José Pancetti, Alberto da Veiga Guignard, Milton da Costa e Vicente do Rego Monteiro. A exposição tece também diálogos com as paisagens mineiras e com o próprio município de Tiradentes, cujo patrimônio arquitetônico foi parcialmente preservado graças à viagem dos Modernistas pelas Minas Gerais.

Veja as fotos abaixo que ilustram esta matéria, visite a exposição, leve os amigos e curta a programação do XI Festival Artes Vertentes de Tiradentes.