21 de junho de 2024

Crianças da Ação Cultural Artes Vertentes fazem apresentação musical

Crianças da Ação Cultural

Evento também integrou as comemorações ao Dia Internacional dos Museus.

O Museu de Sant`Ana recebeu na tarde deste sábado, 18 de maio, os alunos da Ação Cultural Artes Vertentes. O grupo formado pelas turmas de musicalização e violino fizeram uma apresentação musical para uma plateia que lotou o local. O evento também fez parte das comemorações ao Dia Internacional dos Museus celebrado naquela data e que encerrou a Semana Nacional de Museus.

A Ação Cultural Artes Vertentes é uma iniciativa do Festival Artes Vertentes que acontece anualmente em Tiradentes desde 2012, voltado para as crianças e adolescentes. Neste contexto tem como objetivo impactar na formação artístico-cultural de um grupo de crianças da periferia de Tiradentes que, até aquele momento, não contava com uma ação sociocultural contínua em benefício da população mais carente do município. De 2014 a 2023, cerca de 1500 crianças e adultos participaram das diversas atividades artísticas promovidas.

Na apresentação deste sábado – que durou cerca de uma hora – o grupo de crianças mostrou o resultado deste início de aprendizado. Os alunos do curso de Musicalização tocaram instrumentos e cantaram algumas canções clássicas da MPB e, na sequência, o grupo que está aprendendo a tocar violino, também fez uma bela apresentação. Tudo sob o acompanhamento de seus professores que são também seus incentivadores. Este ano, a Ação Cultural conta com 200 crianças, adolescentes e adultos inscritos em suas atividades regulares e gratuitas de música, artes visuais, cerâmica e fotografia.

Crianças da Ação Cultural

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus é um evento de extrema importância para a cultura brasileira, que reúne museus e instituições culturais de todo o país em uma programação especial, conforme explicou na abertura do evento, Fabiana Nicomedes de Oliveira, coordenadora do Museu de Sant`Ana. O tema da Semana deste ano foi “Museus, Educação e Pesquisa” que trouxe reflexões importantes sobre a relação entre museus e esses temas fundamentais para a sociedade, o papel deles na educação e pesquisa, completou acrescentou Fabiana.

O Museu de Sant`Ana abriga 290 peças de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.

Veja abaixo as fotos da apresentação.

Crianças da Ação Cultural
Crianças da Ação Cultural
Crianças da Ação Cultural