Presidente da Embratur, Marcelo Freixo, visita Tiradentes.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve em Tiradentes nesta sexta-feira, 31 de janeiro, participando da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes da qual é parceira. A autarquia ganhou espaço especial no evento onde vai exibir neste sábado, às 19h30 a Sessão Cine Embratur LAB, uma seleção especial de curtas-metragens que exploram a diversidade e a riqueza do turismo brasileiro. A sessão acontece no Cine Petrobras na Praça, e contará com a presença de diretores e elencos dos filmes, que compartilharão suas experiências com o público.
Os quatro curtas-metragens exibidos na sessão foram selecionados pelo edital Brasil com S, primeira edição. Os filmes foram escolhidos por sua capacidade de promover destinos turísticos e histórias brasileiras, destacando a diversidade cultural, natural e humana do país. Cada filme oferece um olhar único sobre diferentes aspectos do turismo no Brasil, desde a cultura e as tradições até a história e a natureza exuberante do país.
Adriana Farias e Maxwell Polimanti dirigem “O Carimbó da Amazônia”, um documentário que mergulha nas tradições do carimbó e nas paisagens de Alter do Chão, no Pará, revelando a beleza e a riqueza cultural da região amazônica. João Gabriel Ferreira e João Gabriel Kowalski nos apresentam “Entre Sinais e Mares”, uma ficção que conta uma história de amor na Ilha do Mel, em Maringá (PR), abordando temas como inclusão e diversidade LGBTQIAP+, com a participação de atores surdos. Tatiana Sager e Gabriel Sager Rodrigues nos levam para o Acre com “Huni Kuï: O Povo Verdadeiro”, um retrato do turismo etnográfico e da cultura indígena Huni Kuï. E Juliano De Paula e Bruna Steudel, em “Caminhos do Peabiru”, ressignificam e redescobrem a história da estrada transcontinental mais importante da América do Sul antes da chegada dos europeus, revelando um patrimônio histórico e cultural fascinante.

Freixo também conversou com os jornalistas quando deu detalhes das ações da Embratur no audiovisual para fortalecer o turismo brasileiro. Neste sentido a instituição tem liderado esforços junto ao Governo Federal para viabilizar uma Film Commission Nacional, fundamental para atrair produções internacionais, fortalecer a presença dos filmes brasileiros em mercados mundiais e consolidar o Brasil como destino film friendly.
Film Commission trata-se de uma organização criada com o objetivo de estimular o turismo, auxiliar as equipes com informações e suportes práticos e atrair produções para gerar movimentação econômica, criando empregos e oportunidades para profissionais e empresas locais. Ela também contribui para fortalecer a sinergia entre trade turístico e o setor audiovisual, aumentando o interesse estrangeiro em conhecer, por exemplo, cenários e paisagens.
“Das dez maiores economias do mundo, o Brasil é o único que não têm film commission nacional. Essa é uma missão que eu abracei para resolver nesse governo. A gente tem que ter um projeto de país na produção audiovisual, com políticas de incentivo bem estabelecidas”, argumentou o presidente da Agência.