3 de dezembro de 2024

Documentário sobre memória do povo tiradentino será exibido no cine Glória

Documentário sobre memória do

Projeto foi elaborado pela professora Joyce Evelym Gonçalves e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.

Tiradentes acaba de ganhar um importante trabalho minucioso de pesquisa sobre a sua história, por meio do patrocínio da Lei Paulo Gustavo. Trata-se do documentário “Educação Patrimonial e Memória Afetiva: Resgates e registros do povo Tiradentino”, uma iniciativa da jovem professora Joyce Evelym Gonçalves, que liderou uma equipe de profissionais dedicados a recuperar parte da história do município.

O resultado deste trabalho é um vídeo de 33 minutos de duração que será exibido gratuitamente para os moradores de Tiradentes no Cine Glória, em São João del Rei, no próximo dia 19 de novembro, em duas sessões: 9h30 e 15h. Para assistir é preciso apenas levar um comprovante de residência e um documento, esclarece Joyce. As fotos que ilustram este texto são de alguns dos entrevistados, que deram vida ao documentário, sendo a foto principal com Erci Silva Paiva.

Ela diz que o público vai assistir a um documentário com depoimentos de vinte tiradentinos “que contam histórias e estórias de antigamente.” Paralelamente, a empresa Antoin Produções, criada e administrada por Joyce, criou o Kit Educação que, com uma cópia do documentário, o Hino Nacional e o Hino do Município de Tiradentes, além do Mapa Turístico de Tiradentes e região, será entregue às escolas da rede pública de ensino, completou.

Realizado com apoio da Prefeitura de Tiradentes, através da lei federal Paulo Gustavo, o documentário contou com a participação dos seguintes profissionais:

Idealizadora: Joyce Evelym Gonçalves | Antoin Produções
Produtor audiovisual: Mário Henrique Oliveira de Freitas
Jornalista: Flavia Frota
Curador e pesquisador: Luiz Antonio da Cruz
Interprete de Libras: Orita Alvarez
Mediadoras: Rosy Mara Oliveira e Joyce Evelym Gonçalves
Designer gráfico: José Eloy Maldos Júnior

Fotos: Acervo Joyce Evelym Gonçalves