Ela veio de Maria Fumaça e chegou no final desta manhã de quinta-feira, 23.
A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, esteve em Tiradentes nesta quarta e quinta-feiras, 22 e 23 de fevereiro, a passeio, juntamente com seus familiares, quando também conheceu a vizinha São João Del Rei. Nesta manhã ela foi a convidada de honra da empresa que administra a Maria Fumaça (VL!) para o passeio de 12 km entre aquela cidade e Tiradentes. Ao desembarcar foi recebida pelo prefeito Nilzio Barbosa Pinto e pelo Superintendente de Turismo de Tiradentes, Guilherme Pinto Carvalho, entre outros convidados.
Esbanjando simpatia e visivelmente encantada com o que via, Stephanie Al-Qaq (foto ao lado) recebeu vários presentes como livros sobre a história de Tiradentes e outras publicações a respeito da Estrada Real. Ainda na estação ferroviária viu a locomotiva mais antiga em operação no Brasil sendo girada manualmente na rotunda por funcionários da empresa até ela se encaixar novamente nos vagões para fazer o trajeto de volta, desta vez sem a embaixadora que seguiu para a Igreja Matriz de Santo Antônio.
Em entrevista exclusiva ao Site Viver Tiradentes, a embaixadora revelou ter assumido o posto no Brasil em dezembro de 2022 e que foi aconselhada a viajar pelo país. Então resolveu vir para Minas em sua primeira viagem ao estado para conhecer suas belezas e escolheu Tiradentes e São João Del Rei, “mas acho que teria que ficar por aqui um mês para conhecer tudo”, brincou, falando um português quase perfeito para quem está a menos de três meses no país. Stephanie também manifestou seu encantamento com a gastronomia de Tiradentes: “Eu almocei aqui ontem e foi muito bom. Comi um feijão tropeiro muito bom. Mas a comida é só uma coisa que tem aqui, porque aqui tem muitas coisas boas pra ver”, salientou.
Em seguida disse ser “difícil” falar sobre o que mais gostou, “porque tem tanto” (muitas coisas). “Eu vou ser diplomática e dizer que vou ter que voltar aqui para experimentar tudo e depois eu vou responder”, comentou. Ela disse ainda que vai divulgar a cidade para as empresas britânicas que atuam no país e em Minas Gerais. Sobre parcerias do Reino Unido por meio da embaixada com Tiradentes, Stephanie citou projetos sociais, “mas acho que tem muito potencial para crescer este relacionamento”, abrindo uma janela para o diálogo. “O Reino Unido – continuou a embaixadora – é um país que tem Consulado Geral em Belo Horizonte que já desenvolve um trabalho neste sentido, mas acho que a gente pode aprofundar muito mais”, concluiu.