Evento aconteceu na manhã deste sábado, 2, no Museu Casa Padre Toledo.
Foi realizada na manhã deste sábado, 2 de setembro, no Museu Casa Casa Padre Toledo a 2ª Feira de Educação Patrimonial de Tiradentes. Promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação, é a culminância de um projeto desenvolvido ao longo do ano nas escolas e creches do município pelos alunos e seus professores.
Este ano a ação incentivou os alunos a refletirem acerca da relação entre a escola e a Serra de São José, mantendo em foco a valorização, conservação e preservação desse patrimônio ambiental, assim como a identidade de pertencimento.
Na produção deste ano, as escolas produziram trabalhos e apresentações artísticas que transitam entre os seguintes temas: a flora e fauna da Serra de São José, a beleza natural desse patrimônio, a produção artística produzida sobre a Serra em Tiradentes, os recursos naturais presentes no espaço.
O artista plástico Leonardo Longatti (foto ao lado), que recentemente expôs seus trabalhos no Centro Cultural Yves Alves, foi um dos convidados dos alunos. Motivo: sua arte consiste em bordar nas folhas de árvores expressando sua dimensão poética e, também, dando à elas um novo significado.
Durante a manhã, a professora Ana Carolina Barbosa fez um discurso que convidou todos a uma reflexão sobre o papel exercido por cada cidadão. Ela lembrou uma citação do professor Mário Sérgio Cortella em que ressalta a diferença entre fazer o possível e o melhor.
Conforme citou Carolina, “para Cortella ‘há uma diferença estupenda entre o possível e o melhor. Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, em vez de contentar-se com o possível. Fazer o possível é óbvio. Agora, fazer o melhor é exatamente aquilo que cria a diferença'”, disse.
Com informações do Campus Cultural Tiradentes