16 de setembro de 2024

Espaço Cultural Zulica começa a funcionar integrando vários projetos

A inauguração contou com o lançamento do livro infantil “Família é…”, de Jade Braga.

Tiradentes ganhou, na tarde desta sexta-feira, 21 de abril, o Espaço Cultural Zulica, que já está funcionando – diariamente em horário comercial – na Rua Joaquim Ramalho, 205, Bairro Cuiabá, no caminho para Bichinho. A iniciativa é da Antoin Produções, empresa local que tem à frente a jovem e incansável professora Joyce Evelyn Gonçalves. O nome do novo ponto cultural da cidade é uma homenagem à sua bisavó e fica anexo a outro recente projeto de sua autoria: o Sebo Deleite.

A inauguração contou com a presença do público, amigos e convidados, e teve, também, uma tarde de autógrafos do livro infantil da escritora Jade Braga, residente em Tiradentes e que em 2020 lançou seu primeiro trabalho “Família é…” que aborda as diferentes formas de família. Jade conta que o livro foi escrito quando ela tinha apenas 14 anos, mas seu pai resgatou o texto há alguns anos e após reler o material viu que estava muito atual e decidiu publicar. “A obra tem ilustrações de Daniel Gomes e a mensagem que levamos é de amor, porque família – de verdade – é feita de amor e nada mais”, afirma.

– Agora a gente vai trabalhar com o Sebo e fazer cursos livres, como de xadrez, computação, Redação para o ENEM, tudo de acordo com a demanda da cidade, explica Joyce sobre o novo espaço cultural. Ela acrescenta que o local é um ponto de integração de atividades e que vai oferecer uma infra-estrutura para este público através de uma mini papelaria de escritório para atender a necessidade imediata do público com serviço de xerox, plastificação e encadernação, entre outros. Além disso oferece um espaço para aulas de reforço e particulares, e até o Sebo Deleite recebeu melhorias com a chegada de brinquedos pedagógicos para as crianças, revelou.

Em outra frente, o espaço também comercializa canecas estampadas com os pontos turísticos da cidade e, em breve, haverá camisetas nesta mesma linha, informa Joyce. Paralelamente o Espaço Cultural já trabalha em busca de obter um selo sustentável. Para isso vem desenvolvendo um projeto de compensação de geração de CO2 por meio da criação de um viveiro de mudas nativas. O cliente que fizer, por exemplo, um determinado número de cópias xerográficas, terá direito a levar para casa uma muda de presente para que possa plantar ajudando o meio ambiente.

E vem mais novidades por aí na Antoin Produções. A primeira é que acaba de ser lançado um vídeo, de 15 minutos de duração, sobre os pontos turísticos da cidade. Ele identifica cada local que deve ser conhecido pelo turista com um pequeno histórico e o “leva” até lá, ao mesmo tempo em que incentiva a visita presencial até o monumento e tornando seu passeio a Tiradentes ainda mais prazeroso e proveitoso. O vídeo já está disponível. Outro projeto, ainda em fase de organização, é utilizar o Espaço Cultural Zulica como um cinema, com projeção de filmes infantis para as crianças, finaliza Joyce, entusiasmada.