Os trabalhos da artista poderão ser vistos no Centro Cultural Yves Alves
Dia 7 de setembro, abrindo o feriadão, o Centro Cultural Yves Alves inaugura a exposição “Espacios Mágicos” em memória da fotógrafa Ruzza Lage, que morreu em 2021. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 deste mês.
Ruzza Lage (foto ao lado) iniciou seu percurso na fotografia em 2006, descobrindo na prática cotidiana sua produção de maior afinidade como expressão artística. Graduou-se em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei, curso que a fez ampliar os horizontes e seguir na busca por especialização nas mais diversas vertentes da fotografia.
A artista participou de exposições, workshops e projetos, dentre eles, uma residência criativa em artes visuais com os artistas Eustáquio Neves e Miguel Chikaoka. Ruzza extraiu poesia das cenas mais corriqueiras e também registrou com maestria eventos artísticos e culturais na região, como, por exemplo, o Inverno Cultural UFSJ e o Fórum do Amanhã, que aconteceu na cidade de Tiradentes.
Ela foi guiada durante sua carreira pelo amor. Sua dedicação era perceptível em seu olhar e, além do profissionalismo, a fotógrafa tinha o afeto como pilar em suas relações. De sorriso doce e jeito sereno, era cativante estar em sua presença, e sua sensibilidade era marca registrada em suas fotografias. Dos registros documentais à abordagem mais subjetiva, há algo em sua produção que toca a alma do observador, um estado de encantamento.
Os instantes que, às vezes, passavam despercebidos, em sua lente eram eternizados e a simplicidade era ressignificada. Ruzza era admiradora de Manoel de Barros, o poeta das miudezas, e de autoria do poeta, há uma frase que dialoga com a produção da artista: “eu gosto do absurdo divino das imagens”. Observar o trabalho de Ruzza, nos aproxima do sublime, do estado contemplativo e poético que deve ser constantemente cultivado.
“Espacios Mágicos” tem como objetivo revisitar o legado da artista, passando por três fases: retratos, natureza e uma dedicada ao universo onírico. Você vai se encantar. Não deixe de visitar esta exposição. A curadoria é de Carem Marisa e Thaís Andressa. Produção e montagem é assinada por Jéssica Bento.
Texto: Thais Andressa e Marcelo Lopes | Fotos: Ruzza Lage