23 de novembro de 2024

Festival Mineiridade traz show do violeiro Chico Lobo no Largo das Forras

Evento, repleto de atrações, teve lançamento do livro de poemas de Armando Pereira Carneiro.

Teve início sexta-feira, 14, e continua neste sábado, 15 de abril, em Tiradentes, a primeira edição do Festival Mineiridade, que este ano dá destaque para dois produtos que todo brasileiro ama: queijos e cafés especiais. Instalado no Largo das Forras, o evento é aberto ao público que pode degustar cafés e queijos, além de adquirir os produtos, sempre com orientação de profissionais especialistas nestas delícias que tem tudo a ver com Minas Gerais.

Neste sábado o Festival está repleto de atrações e vai culminar, à noite, com um belo show gratuito do violeiro, compositor e cantor Chico Lobo (na foto acima em clique de Rui Mendes), contemplado quatro vezes no Prêmio Profissionais da Música nas categorias, Melhor Artista Raiz (2015 e 2017), Melhor Artista Folclore e Cultura Popular (2016 e 2021). Durante o dia, teve curso de iniciação ao café especial, com Jackson Robson; minicurso de maturação de queijos com Hugo Q’jaria Ouro, aula de quitanda, e muito mais. Inclusive, um belo show do grupo Acordes dos Montes, grupo formado por adolescentes violonistas com um repertório que conquistou o público.

 

Outro evento do dia foi o lançamento do livro “Poesias e Sentimentos: uma Ode à Marilda”, do médico, escritor e artista plástico, Armando Pereira Carneiro (foto acima). A obra foi organizada pela filha dele, Cyntia Pereira Carneiro, e as fotografias são de André Pereira Carneiro. Conforme enfatizou o médico Roldão Coelho, que assina o posfácil da obra, “Poesias e Sentimentos” é uma mostra fluida do seu autor, repleto de reflexões filosóficas, abordando questões e dilemas comuns a todos os viventes e que, de forma suave, apresentou conselhos e advertências, com a sabedoria e o frescor das palavras de um avô a seus netos.