18 de julho de 2024

Filme do projeto Toque de Mãos será exibido nesta quinta-feira

Obra é resultado da oficina de Processos Audiovisuais Cocriativos.

Desde a manhã da última terça-feira, 9 de maio, um grupo de mulheres integrantes do projeto “Toque de Mãos” participa da oficina “Processos Audiovisuais Cocriativos”. Trata-se da Mostra “Tiradentes abraça a cidade” promovida pela Universo Produções, empresa que realiza anualmente a Mostra de Cinema de Tiradentes. Nesta noite de quinta-feira, 11, o grupo vai exibir o filme criado durante esta oficina no Centro Cultural Yves Alves, com entrada franca.

Do grupo que conta com mais de 50 mulheres, 24 se inscreveram na oficina e se dividiu em equipes para produzir o filme que, até a publicação desta matéria, não tinha um nome definido, mas tem como tema “A arte transforma”, conforme conta a coordenadora do projeto e superintendente da Mulher em Tiradentes, Sônia Úrsula (foto acima), vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com um trabalho voluntário reconhecido na comunidade voltado ao público infantil, adolescentes e mulheres, ela é presença garantida nos movimentos sociais do município.

Sônia explica que o grupo Toque de Mãos reúne mulheres da cidade que fazem artesanato em geral, como bordados, cerâmica, dança, entre outras atividades afins. “Por conta disso fomos convidadas a participar desta oficina que está sendo uma experiência única, muito importante, e que vai impactar a vida de todas nós, positivamente, porque sairemos mais fortalecidas e engajadas”, afirmou. Ela destaca também o trabalho das estagiárias da Universidade Federal de São João Del Rei, Elizabeth Ramos, Camila Sussulini e Mailza Bernard, além das voluntárias Marise de Carvalho e Ana Aragão, que considera “essenciais para o desenvolvimento do projeto Toque de Mãos.

A oficina tem produção de Fernanda Hallack e Igor Polacheck e é ministrada por Vinícius Cabral, Gabriel Lamounier e Bruna Simões. Sônia não esconde a alegria do grupo com o aprendizado proporcionado pela iniciativa: “Estamos aprendendo muito, e para muitas das participantes é uma novidade na rotina delas. Estou muito feliz com o resultado e o reconhecimento deste importante trabalho. E, paralelamente – completa – a expectativa é grande, bem como a curiosidade para ver na tela o resultado do nosso trabalho, que é o filme que criamos”, finaliza. (Fotos: Thays Andressa)