8 de dezembro de 2024

Forum do Amanhã começa tendo a Escola como tema principal

Até domingo uma intensa programação vai mobilizar a cidade.

Teve início na noite desta quarta-feira, 27 de novembro, o IX Fórum do Amanhã, com o tema “Possíveis Futuros”, e que vai se estender até sábado, 30, em Tiradentes, sendo que no domingo, 1º, os participantes poderão participar de novos debates e de um passeio pelos museus de Tiradentes. A proposta do evento é explorar soluções que fazem diferença em áreas essenciais como educação, segurança pública, sustentabilidade, cultura, entre outras.

Inspirado no livro “Trópicos Utópicos” de Eduardo Giannetti, o Fórum busca construir um futuro melhor para o Brasil por meio de ideias revolucionárias e experiências que, mesmo em pequena escala, podem transformar o país. Neste contexto a primeira roda de conversa do Fórum, ocorrida nesta quarta-feira, 27, no Centro Cultural Yves Alves trouxe a escola como tema principal, narrando as experiências de Tiradentes e de Belo Horizonte na implementação do ensino em tempo integral.

O Centro Cultural Yves Alves apresenta uma exposição com trabalhos provenientes do encontro de crianças do Ensino em Tempo Integral de Tiradentes com artistas, artesãos e educadores da cidade. Palavra e prática ressignificando nossa relação com o território.

A cidade recebe convidados especiais das áreas de gestão, tecnologia, educação, saúde, filosofia, meio ambiente e espiritualidade para conversas que pretendem se estender para fora das paredes do auditório.

No Largo das Forras a proposta da Ágora vem lembrar que nascemos livres e capazes de imaginar outros futuros. Hoje, 28, às 20h a praça se torna palco para o exercício político do diálogo, convidando quem passa a puxar uma cadeira e experimentar o mundo por outras perspectivas.

A programação segue intensa no Centro Cultural na sexta e retorna à praça no sábado para outras celebrações do espaço público: apresentações artísticas de mestres e estudantes da cidade (10h), campeonato de xadrez (10h15) e Feira do Livro, das 10h às 17h.

Texto: Bianca Ventura e Marcelo Lopes