Marlon integra a equipe do Tiradentes em Cena desde a primeira edição.
O fotógrafo mineiro Marlon de Paula lançou seu fotolivro “Dilúvios”, durante o Festival de Fotografia de Tiradentes, que movimentou a cidade entre os dias 15 e 19 de março. A obra, da Editora Ars Et Vita, teve sua narrativa desenvolvida durante uma residência artística no Museu Bispo do Rosário, em 2019, e foi inspirado nas falas de Stella do Patrocínio, e, também, na última mensagem enviada por Código Morse pela Marinha Francesa: “Esse é o último grito antes do silêncio eterno”, era a última vez que a tecnologia, então já ultrapassada, era usada.
Marlon integra a equipe do Tiradentes em Cena (mostra de artes cênicas que acontece anualmente na cidade) desde a primeira edição, e com seu olhar poético contribui com o registro e construção de diversas memórias dessa Mostra. Entre tantas conquistas que marcam sua trajetória na arte, como o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Marlon celebrou mais um momento especial de sua carreira com o lançamento de Dilúvios.
Segundo conta, o livro é um trabalho que se soma a inúmeros outros, que só puderam ser viabilizados graças ao movimento dos trabalhadores da saúde mental que, desde a década de 1970, lutam por uma sociedade livre de manicômios. O livro conta com três cadernos, dialogando as fotografias com as poesias de três escritores brasileiros: Guilherme Gontijo Flores, André Capilé e Ricardo Domeneck.
Em entrevista para a jornalista Thais Andressa, o fotógrafo destacou a importância de tal momento para a sua trajetória: “Foi uma ocasião muito importante. Formei-me no curso de Jornalismo, na UFSJ, em São João del-Rei, e sempre acompanhei, junto com os outros alunos, o Foto em Pauta como uma referência para a Cena da Fotografia Brasileira Contemporânea. Estar no Festival foi um momento que me apontou caminhos, além de sentir o acolhimento e de vivenciar muitas trocas”, disse. Outra novidade – sinal do sucesso que ele vem fazendo – é que no início de abril, sua obra será lançada em São Paulo (SP), na editora Lovely House.
Texto e foto: Thais Andressa