24 de novembro de 2024

IPHAN recebe carta pelo tombamento da Serra de São José

Movimento em Defesa da Serra de São José entregou o documento nesta sexta-feira.

O Movimento em Defesa da Serra de São José entregou oficialmente nesta sexta-feira, 21 de julho, ao representante do IPHAN em Tiradentes-MG, José Maurício, Carta solicitando a conclusão do processo referente ao tombamento federal daquela Serra. Participaram desta iniciativa a coordenadora do movimento, Marisol Jotta, o Secretário de Governo da Prefeitura de Tiradentes-MG, Rogério Almeida, o representante do IHGT – Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes, Rogério de Paiva, e o historiador Luiz Cruz – do Instituto Cayapiá/MDSSJ.

A carta foi assinada por mais de 18 mil pessoas e após recebê-la, José Maurício contou sobre os próximos passos do processo de tombamento, informando que o documento está no DPHAN, em Brasília, e de lá será analisado e aprovado pelo Conselho do IPHAN. O texto é um belo e consistente trabalho sobre os diversos aspectos da serra e contou com os esforços da equipe do IPHAN de Tiradentes e de São João del-Rei, das instituições locais e do historiador Luiz Cruz.

Outro assunto tratando no encontro foi sobre o terreno Maria Joana que abriga as cachoeiras do Mangue e do Bom Despacho. Conforme explicou a Advocacia Geral do Estado, o IEF – Instituto Estadual de Florestas anulou a multa aplicada aos proprietários do terreno por causa de um incêndio criminoso e ficará com a sua propriedade com o objetivo de conservá-lo. Este processo está em andamento e o Movimento em Defesa da Serra de São José reforça a necessidade de manter a mobilização em prol daquele patrimônio natural até a efetiva conclusão daquele processo.

Fonte e foto: Movimento em Defesa da Serra de São José