O Cine Copasa na Praça tem entrada gratuita e acontece todas as noites.
A exibição de filmes ao ar livre no Largo das Forras, é um dos eventos mais concorridos nas edições da Mostra de Cinema de Tiradentes. Este ano, a 27ª Mostra criou naquele local o Cine Copasa na Praça, com exibições noturnas e gratuitas, diariamente. Neste domingo, 21, foram exibidos curtas do projeto Toque de Mãos, que oferece oficinas e atividades formativas nas comunidades periféricas e rurais de Tiradentes, que atende a mais de 60 mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O público que lotou a praça assistiu aos curtas “Ceramistas da Comunidade do Elvas” e “Bordadeiras de César de Pina”, curtas realizados por Elizabeth Ramos e Vitória Iabrudi; e “Tocar”, filme produzido de forma coletiva a partir de uma oficina oferecida em parceria com a Mostra Tiradentes. Todos enfatizam os trabalhos artesanais de mulheres que têm moldado uma nova narrativa por meio da expressão artística e da coletividade ao longo dos anos.
A programação da noite terminou com a exibição do longa “Mussum, o filmis”, de Silvio Guindane, que conta a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, que ficou famoso pelo personagem “Mussum” consagrado no programa de TV Os Trapalhões. O filme vai muito além desse personagem mostrando a infância pobre do menino, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com grupo Os Originais do Samba e, claro, bastidores de Os Trapalhões. Um filme leve, com boas doses de humor e drama, antirracista muito antes desse assunto virar tema sensível na sociedade, indicado para assistir com a família toda. Mussum, merecia este reconhecimento.
*Com informações da 27ª Mostra de Tiradentes