22 de novembro de 2024

Largo do Sol é palco das comemorações pelos 305 de Tiradentes

Solenidade reuniu autoridades e convidados na manhã desta quinta-feira, 19.

Uma cerimônia realizada no Largo do Sol, às 10 horas desta quinta-feira, 19 de janeiro, marcou oficialmente, o aniversário de 305 anos de Tiradentes. Diversas autoridades compareceram ao ato que contou com a participação especial da Banda Ramalho, um dos patrimônios culturais da cidade, e teve como ponto alto a assinatura do registro no Livro de Tombo do Ato de Inscrição do Tombamento Municipal do Conjunto Paisagístico da Serra de São José.

Na prática, o Tombamento municipal do Conjunto Paisagístico da Serra de São José, seus mais de 1.360 hectares passam a ser protegidos por lei. Ou seja, a partir de agora, qualquer intervenção física neste perímetro delimitado pela nova legislação, devem ser previamente autorizados pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio de Tiradentes. Além disso, aquele conjunto paisagístico não pode ser destruído, mutilado, descaracterizado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do referido Conselho.

– Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um. O aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão. É, sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história. Aniversários são anos que refletem a permanência de algo que dura, por isso, com orgulho, devemos comemorar o aniversário do nosso município. E, sinceramente, quem também merece ser parabenizado é o povo tiradentino”, destacou, Jonathan Silva, Mestre de Cerimônia, em texto escrito pelo secretário de Governo, Rogério de Almeida.

Ainda durante a solenidade autoridades colocaram uma corbeille de flores na estátua de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. Além da execução do Hino do Município de Tiradentes pela Banda Ramalho, o prefeito Nilzio Barbosa fez um breve pronunciamento onde, logo no início, destacou os dois adjetivos utilizados pelo então médico e capelão, Reverendo Robert, ao conhecer Tiradentes, em 1828: “Singular e romântica”, que podem também descrever algumas de suas qualidades. E completou: “Olhar para Tiradentes, considerar o seu presente, planejar o seu futuro sem debruçar sobre as marcas do passado é fechar os olhos para o que permanece oculto em nossas vidas.” E finalizou lembrando que o povo tiradentino sente prazer pela vida no interior, pelo gosto da culinária caipira e de seu linguajar.

Veja abaixo galeria de fotos da solenidade: