24 de outubro de 2024

Livro e música marcam a tarde do Esquenta Artes Vertentes

Livro e música marcam
Evento teve o lançamento do livro “Cordéis da Nossa História”

Neste sábado, 16 de setembro, o Centro Cultural Yves Alves, recebeu o Esquenta Artes Vertentes, que consiste em eventos preliminares ao festival de mesmo nome que acontecerá no início de novembro próximo. Desta vez os jardins daquele espaço recebeu o público para o lançamento do livro “Cordéis da Nossa História”.

O evento contou também com apresentação musical da Ação Cultural Artes Vertentes, envolvendo o Coro VivAvoz, as atividades de Musicalização e os Pequenos Grandes Violinistas, atividades que acontecem ao longo do ano com a comunidade local. Familiares dos participantes e demais convidados aplaudiram com entusiasmo após cada música.

Ano passado, durante a 10ª edição do Festival Artes Vertentes, crianças, adolescentes e adultos participantes da Ação Cultural Artes Vertentes, criaram cordéis que foram expostos durante o evento. O designer gráfico e artista Gabriel Leite, residente em Tiradentes, gostou do que viu e resolveu reunir todos os trabalhos e editar um livro, que foi todo feito à mão e com ilustrações em serigrafia.

Nesta tarde foi lançada a primeira edição com 50 exemplares em capa dura do livro. Maria Vragova (foto ao lado) abriu o evento agradecendo a presença de todos e anunciou as atrações da tarde. Em seguida passou a palavra ao Secretário de Governo de Tiradentes, Rogério de Almeida, que elogiou a dedicação da equipe do Artes Vertentes em produzir cultura. Antes de encerrar disse que prefeitura e a direção daquele festival estão formalizando uma nova parceria que vai beneficiar a comunidade dos distritos.

Ao lançar o livro, Gabriel Leite contou um pouco de sua experiência e de seu trabalho como artista gráfico e como músico, além do trabalho que desenvolve em seu ateliê. Ele disse ter se envolvido com os cordéis logo após conhecê-los, o que o motivou a editar a obra que estava sendo lançada. Antes de encerrar fez a entrega simbólica de alguns exemplares à algumas pessoas que tiveram participação efetiva na concretização do projeto.