24 de novembro de 2024

Mostra de Cinema abre inscrições gratuitas para oficinas e labs

Mostra de Cinema abre

No total serão realizadas nove oficinas para os públicos jovem e adulto.

A 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece entre os dias 19 e 27 de janeiro, com programação totalmente gratuita. A organização do evento acaba de anunciar a abertura de inscrições para as oficinas e labs que estão na programação desta edição, reforçando o compromisso de promover a formação e capacitação de profissionais para o mercado do audiovisual.

Serão cinco oficinas para o público adulto e quatro para o público jovem, além de três laboratórios dentro da programação do CineMundi Lab, que integra o Conexão BCM | Tiradentes, ação itinerante do programa Brasil CineMundi realizada no contexto da Mostra Tiradentes.

Ao todo são oferecidas 247 vagas para atividades que buscam promover a formação e capacitação técnica para o mercado de cinema e oferecer oportunidades para nova geração de atores e realizadores. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de janeiro de 2024, exclusivamente pelo site www.mostratiradentes.com.br.

As oficinas

Público Adulto

Para os maiores de 18 anos serão ofertadas oficinas que perpassam os temas roteiro, produção, direção e audiência. De 22/01 a 24/01, a atividade será “Roteiro para televisão: uma introdução”, com 20 vagas, e comandada pela jornalista, escritora, roteirista e professora de roteiro Ana Maria Moretzsohn.

No mesmo período, de 22/01 a 24/01, vai acontecer a oficina “Atuação e cinema” com o cineasta, ator e professor de cinema, Renan Rovida, com 25 vagas disponíveis.

Também de 22/01 a 24/01, a produtora Clélia Bessa vai ministrar para 30 participantes a oficina “O produtor criativo no audiovisual”. Sabrina Greve, diretora, atriz e pesquisadora, é a responsável pela modalidade “Direção de atores no audiovisual”, dos dias 20/01 a 22/01, com 25 vagas abertas.

Finalizando as atividades para o público adulto, o especialista em marketing para cinema, Zé, vai ministrar a oficina “Audiência do audiovisual: como os filmes podem alcançar seus públicos”, nos dias 25/01 e 26/01, para 25 participantes.

12 A 18 Anos

O público jovem terá a oportunidade de participar de atividades que exploram a ludicidade e a criatividade. Adolescentes de 12 a 15 anos poderão participar da oficina “Cinema, artes plásticas e o fio que tece o tempo…” com a mestre em Educação, Dani Penna, dos dias 23 a 26 de janeiro, com 25 vagas disponíveis.

A atriz, dançarina, escritora, roteirista, arte-educadora e diretora, Bárbara Oliveira, vai ministrar para 20 adolescentes, de 15 a 18 anos, a oficina “Jogos teatrais na sala de aula”, nos dias 20/01 e 21/01.

Outra modalidade a ser oferecida é “Desenvolvimento de personagem para animação” com o Cineasta de Animação, Henrique Kopke, de 22 a 24 de janeiro, para 20 adolescentes de 12 a 16 anos.

Os especialistas em semiótica e audiovisual, Vinícius Cabral, e em direção de fotografia, videomaking e música, Gabriel Lamounier, estarão à frente da atividade “Processos audiovisuais cocriativos”, para 25 jovens de 14 a 18 anos, dos dias 24 a 26 de janeiro.

CINEMUNDI LAB

Durante a Mostra serão realizados três labs dentro da programação do CineMundi Lab, que integra o Conexão BCM | Tiradentes, ação itinerante do Brasil CineMundi que reúne atividades formativas voltadas para o cinema brasileiro, e irá trazer representantes de mercado e festivais internacionais para conhecerem filmes brasileiros inéditos em fase work in progress (corte final). É obrigatória a participação de, pelo menos, dois profissionais acima de 18 anos com envolvimento direto no projeto selecionado para os laboratórios.

Os diretores mineiros Guilherme Fiúza e Júlia Nogueira serão os instrutores do “Laboratório de desenvolvimento de projetos de longas | PROJETOLAB”, de 21 a 24 de janeiro, que vai selecionar seis projetos de longa nos gêneros ficção, experimental e animação. Podem se inscrever profissionais responsáveis pelo Roteiro, Direção e Produção de projetos de longas-metragens em desenvolvimento.

O curador, professor e pesquisador, Cleber Eduardo, irá ministrar o “Laboratório de projetos de documentário | Imersão DOCBRASIl”, dos dias 22 a 26 de janeiro. Para esta atividade serão selecionados quatro projetos de longa documentário. Poderão participar apenas produtores e realizadores documentaristas.

O “Laboratório de realização de projetos de curta-metragem de ficção”, vai acontecer de 24 a 26 de janeiro, comandado pelo diretor, roteirista e produtor-executivo, Mário Borgneth. Seis projetos de curta de ficção serão selecionados e a participação é exclusiva para produtores e diretores de curtas-metragens de ficção.

Fonte: Mostra de Cinema Tiradentes | Foto: Pexels