Viver Tiradentes Blog Serviços Mostra Tiradentes está com inscrições abertas para Oficinas gratuitas

Mostra Tiradentes está com inscrições abertas para Oficinas gratuitas

São 445 vagas distribuídas em 12 modalidades de atividades, para o público adulto e juvenil.

A 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes está recebendo inscrições para as atividades gratuitas que integram o seu Programa de Formação Audiovisual. São 12 ações – dentre oficinas, lab e masterclasses – que apresentam diversificadas abordagens da linguagem e fazer cinematográfico, voltadas para crianças, jovens e adultos. Ao todo, são 445 vagas para atividades que buscam promover a formação e capacitação técnica para o mercado de cinema e oferecer oportunidades para nova geração de atores e realizadores. Os interessados poderão se inscrever até o dia 10 de janeiro pelo site www.mostratiradentes.com.br

Raquel Hallak, coordenadora do evento e diretora da Universo Produção, aponta o compromisso da Mostra com o desenvolvimento da indústria audiovisual. “O Programa de Formação vem com o intuito de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de novas habilidades, a troca de experiências e conhecimentos, discussões e intercâmbios. O resultado é um impacto positivo para a cadeia do audiovisual que ganha com a capacitação profissional e com as conexões que surgem nestes encontros”, explica.

Oficinas e Lab | Público Adulto

Para o público adulto serão oferecidas cinco oficinas. O Desenho Criativo de Produção na Realização Audiovisual, será ministrada por Mário Borgneth, com o intuito de desenvolver os conceitos básicos do processo de produção audiovisual a partir do ponto de vista do produtor-executivo. Elaboração e Financiamento de Projetos Audiovisuais, oficina comandada por Guilherme Fiúza, propõe um estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos do setor. Atuação e Cinema, com o instrutor Renan Rovida; e Monólogos para Cinema, com Bárbara Colen, buscam desenvolver habilidades e instrumentalizar atrizes, atores e interessados em atuação e direção. Por fim, o Laboratório de Projetos de Documentário – Lab | Imersão Docbrasil, com Cleber Eduardo, vai proporcionar encontros reflexivos com uma imersão nas ideias, escolhas, caminhos e dificuldades de cada um dos quatro projetos selecionados, sempre abordados por suas particularidades e potencialidades estéticas.

Oficinas – 11 a 17 Anos

Destaque também para as ações voltadas para o público jovem. Crianças e adolescentes, de 11 a 15 anos, poderão participar da oficina Cinema, Artes Plásticas e Coletividade, com Dani Penna, que vai resultar numa instalação urbana progressiva na praça da cidade. A ideia é estimular de forma lúdica a reflexão sobre as relações entre o fazer artístico e a importância da coletividade. Interpretação e Jogos Teatrais, ministrada por Eliane Abreu, também é voltada para o público jovem, de 12 a 17 anos, buscando despertar a presença do ator e desenvolver autonomia e criatividade cênica. E o ator Guga Coelho será o instrutor da oficina Iniciação Audiovisual – Criando Futuros Artistas que vai oferecer aos jovens, de 12 a 17 anos, uma oportunidade de conhecer o universo audiovisual e todas as áreas que são necessárias para a criação de um filme.

Masterclasses

Também estão no Programa de Formação Audiovisual três masterclasses: O Conceito Gonçalves, a Direção de Arte e a Arte Preta, com Alda Gonçalves, Gerente de Arte nos Estúdios Globo e filha do ator Milton Gonçalves; “Em Busca de um Personagem”, com a premiada autora Rosane Svartman; e “Introdução e Vocabulário Básico de Roteiro, com a roteirista Renata Sofia.

Para mais detalhes sobre as atividades de formação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, clique aqui.

Sair da versão mobile