Viver Tiradentes Blog Vai Rolar Nesta quarta-feira será lida a Carta de Tiradentes 2025

Nesta quarta-feira será lida a Carta de Tiradentes 2025

Documento é o resultado dos trabalhos do 3º Fórum de Tiradentes.

A Mostra Tiradentes será palco da leitura da Carta de Tiradentes 2025 nesta quarta, 29 de janeiro. O documento, resultado dos trabalhos do 3º Fórum de Tiradentes, reúne propostas e reflexões para o futuro do audiovisual brasileiro. A leitura acontecerá às 17h, no Cine-Teatro, com a participação de importantes nomes do cinema nacional.

Em sua 3ª edição, o Fórum Tiradentes se consolida como um espaço fundamental para o debate e a construção de um setor audiovisual mais forte e democrático. Com o tema “Que cinema é esse?”, o evento reuniu, desde o dia 25, mais de 90 profissionais do audiovisual, distribuídos em seis grupos de trabalho (GTs): formação, produção, exibição/difusão, distribuição/circulação, preservação e observatórios.

As discussões abordaram temas cruciais para o desenvolvimento do cinema brasileiro, como descentralização, diversidade, democracia e desenvolvimento econômico e social. Uma das novidades desta edição foi a criação do GT Observatórios, que visa fortalecer a rede de colaboração entre os Observatórios Audiovisuais Brasileiros, compartilhando conhecimentos e experiências para aprimorar o monitoramento e a análise do setor.

Elaborada de forma colaborativa pelos participantes do Fórum, a Carta de Tiradentes 2025 apresenta um conjunto de recomendações para o futuro do audiovisual, com foco em ações concretas para o seu desenvolvimento. O documento servirá como guia para profissionais, instituições e gestores públicos, reforçando o compromisso da Mostra de Cinema de Tiradentes com o fortalecimento do cinema nacional.

A leitura da Carta de Tiradentes 2025 vai contar com a presença da coordenação geral do Fórum, composta por Mário Borgneth e Raquel Hallak, além da coordenação executiva, representada por Alessandra Meleiro, Débora Ivanov e Tatiana Carvalho Costa. Representantes dos GTs também estarão presentes, incluindo nomes como Adriana Fresquet (Formação), Cintia Domit Bittar (Produção), Lia Bahia (Distribuição/Circulação), Márcia Vaz (Exibição e Difusão), José Quental (Preservação) e Alessandra Meleiros (Observatórios). O evento contará com intérprete de Libras, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Fonte: Universo Produção | Foto: Léo Fontes

Sair da versão mobile