24 de novembro de 2024

Oscar Araripe divulga nova carta de apoio a sua candidatura na ABL

Desta vez o texto que ele gostaria de ter recebido é de Nélida Piñon.

O pintor Oscar Araripe, radicado em Tiradentes, cuja obra é reconhecida mundialmente, é candidato a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras – ABL. Ele contou em detalhes a respeito em entrevista exclusiva ao Viver Tiradentes (clique aqui para ler). E, neste período que antecede a eleição o que não lhe falta é criatividade, humor e ineditismo, com a divulgação de cartas que gostaria de ter recebido de acadêmicos falecidos apoiando sua candidatura. A iniciativa foi tão bem recebida que mereceu até nota na conceituada coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, bem como inúmeros elogios por sua originalidade.

A eleição acontecerá no próximo dia 20 de abril. No final da tarde deste domingo, 26 de março, ele divulgou novo texto intitulado “a carta que gostaria de ter recebido de Nélida Piñon”, exatamente a quem busca suceder na Academia. Nela – conforme o texto – a escritora faz coro aos projetos de Oscar caso se torne imortal na construção de uma “ABL maior e melhor.” Elogia também sua proposta de retomar as exposições na Galeria Manuel Bandeira, formar um rico acervo e construir as bases da Pinacoteca da ABL, projetos que o pretendente ao posto de imortal quer priorizar caso seja escolhido pelos pares.

A carta revela, ainda, conhecer a intenção de Oscar de obter meios para comprar o retrato de Cecília Meireles, pintado por Arpad Szenes, como primeira iniciativa para compor a referida Pinacoteca. Outra revelação é que o próprio Oscar estaria pronto a doar à Pinacoteca o retrato do poeta Murilo Mendes, presente do próprio e pintado também por Arpad. Com seis familiares na Academia, cinco falecidos, a imaginária carta de Nélida reconhece que Oscar tem “a ABL no sangue!” Com uma criação literária original e diversificada, ele busca ser o primeiro acadêmico pintor da ABL, também em homenagem ao grande Di Cavalcanti, que pleiteou e não conseguiu ser eleito para a Academia. A boa sorte que Di não teve, é o que deseja Nélida em seu suposto texto ao amigo que busca ocupar sua cadeira na ABL.

Leia a Carta na íntegra abaixo.

A carta que eu gostaria de ter recebido de Nélida Piñon

Foto: Acervo Pessoal