Lá poderá funcionar um espaço cultural e será mais um local para visitação de turistas.
A antiga estação ferroviária de César de Pina, distrito de Tiradentes, está sendo totalmente restaurada pela Prefeitura municipal. Para os turistas de um modo geral e, especialmente aqueles que gostam de curtir a natureza, vão poder inserir em seus roteiros off-road, a visita a este pequeno e acolhedor ponto de parada para os trens que percorriam a região no passado.
No local estão sendo investidos R$ 300 mil em recursos próprios e também oriundos do Fundo Municipal de Cultura, conforme informou o secretário municipal de governo, Rogério de Almeida. A obra teve início em novembro de 2022, e a previsão de entrega é para abril deste ano.
O imóvel tem aproximadamente cem metros quadrados e a estação foi inaugurada em 12 de outubro de 1923. A linha do ramal de Águas Santas – inaugurada em 1910 e que funcionou até 1966 quando foi fechada, juntamente com a estação – atendia a comunidade local. O prédio, até o início da reforma, servia de abrigo para moradores de rua.
Após ser reinaugurado, o imóvel poderá – entre outras opções – ser utilizado como um espaço cultural, mas Sérvulo Matias, secretário municipal de Turismo e Cultura de Tiradentes, diz que ainda não há definição a este respeito.
Recentemente o secretário de governo, Rogério de Almeida, visitou as obras de restauração quando destacou a importância da participação do Conselho Municipal de Patrimônio, bem como do secretário de Turismo e Cultura, Sérvulo Matias, do prefeito Nilzio Barbosa e do setor de engenharia da AMVER, no desenvolvimento do projeto e na realização da obra.
Fonte e fotos Prefeitura de Tiradentes